O Creme Brulê de baunilha é uma sobremesa leve, e deliciosa. Este clássico da culinária francesa ganha um toque especial a partir da favas de baunilha, que enriquecem ainda mais o sabor.
Alguns pratos são amados por gerações, em vários países. E o creme brulê é um deles. Mas conquistar a textura, suave como seda, e a composição firme e vacilante ao mesmo, não é fácil.
É necessário seguir bem todos os passos do método de preparo para fazer um creme perfeito.
Ingredientes:
- 500 ml de leite
- 500 ml de creme de leite
- 4 vagens de baunilha, abertas
- 200 g de açúcar refinado
- 10 gemas de ovos
- 100g de açúcar mascavo
Modo de preparo
Coloque o forno para pré aquecer em 150ºC.
Pegue as vagens de baunilha e 100g de açúcar refinado, e misture com o creme de leite. Coloque-os para ferver em fogo baixo. Assim que levantar fervura, desligue o fogo, e deixe esfriar.
Em seguida, retire as vagens de baunilha, e tire as sementes. Passe as sementes para o leite, e descarte as vagens.
Bata as gemas com o açúcar refinado que restou, batendo até atingir uma textura cremosa. Acrescente o leite ao ovos, e mescle bem.
Distribua em seis formas pequenas individuais. Pegue uma assadeira com bordas altas, acrescente água o suficiente para estar a 1 centímetro e meio de altura das formas individuais, e leve para assar em banho-maria por cerca de 50 minutos.
Esteja atenta, porque o creme não pode ferver. Se necessário, vá acrescentando pequenas doses de água morna na forma para impedir o ponto de ebulição. Deixe que esfrie em temperatura ambiente, e depois leve à geladeira.
Deixe refrigerando por 4 horas.
Antes de servir, polvilhe açúcar mascavo no topo das formas, e leve ao forno muito quente, o tempo suficiente para que o açúcar caramelize. Outra opção é usar um maçarico de cozinha. Use-o com cuidado, deve-se apenas caramelizar o açúcar.