Nos dias de hoje, não sobra tempo para cozinhar e comer na mesma hora. Congelar os alimentos é quase uma necessidade da mulher multitarefa. A novidade é que existe sim a possibilidade de guardar alimentos na geladeira de maneira saudável. De acordo com Luiz Eduardo Jardim, um dos sócios da Deep Freeze Congelados Caseiros, existe uma técnica capaz de evitar a perda nutricional durante esse processo. “Assim que é feita a comida, ainda quente, a colocamos numa sala bem fria e começamos a porcioná-la, colocando-a imediatamente em uma máquina de congelamento muito rápido”, explica o empresário.
O congelamento caseiro também é possível. E, para não errar, Luiz dá a dica. “Redobre a atenção, pois esse procedimento deve ser feito de uma forma rápida e segura, evitando que haja a proliferação de bactérias, por exemplo. A temperatura deve ser de 12 a 18 graus. E, se o alimento foi descongelado, não deve ser recongelado de forma alguma. Damos seis meses de validade para a comida congelada”, afirma ele, completando que alimentos como alface e ovos nunca devem ser resfriados. “As folhas acabam ficando queimadas e o ovo não responde a esse procedimento”, diz.
E o gosto, muda mesmo depois de a comida ser congelada? Para o empresário, isso não passa de um mito. “Se a comida é boa, ela manterá o sabor mesmo congelada. Se é ruim, não tem jeito. Todos os nossos pratos são supervisionados por chefs de cozinha e nutricionistas, garantindo que a refeição seja rica em proteínas e saborosa”, rebate Luiz Eduardo, que indica pratos leves como a salada de quinoa, a sopa de abóbora e o arroz integral para quem pretende enxugar as medidas.
Outra questão a ser levantada é o fato de muitas pessoas acharem que faz mal se alimentar somente de produtos congelados. O empresário discorda: “faz muito bem sim! Tenho meu filho como exemplo, que cresceu se alimentando assim e hoje é um jovem saudável e atleta. Sem contar nossos clientes que estão na terceira geração e continuam a consumir nossos produtos”, finaliza.
LEIA TAMBÉM:
Aprenda a fazer salada na cesta de parmesão
Raw Food – Conheça os benefícios da comida crua