Como identificar se o peixe está fresco? Chef de cozinha dá 4 dicas

por | ago 23, 2016 | Receitas

Peixe é um ingrediente sofisticado, saboroso e cheio de versatilidade. Assado, frito, empanado ou ensopado, o peixe está presente nas cozinhas brasileiras e tem um forte peso cultural principalmente nas cidades litorâneas. Rico em ácido graxo e ômega-3, apesar de tão comum no dia a dia, exige muita atenção e cuidado desde a hora de escolha do produto fresco até o momento de prepará-lo.

Detalhes para escolha do peixe

Por isso, o chef Biba Fernandes, especialista em pratos com peixes e frutos do mar, compartilha algumas dicas para quem quer preparar um peixe com sabor e saúde:

1. Aparência

Na hora de escolher o peixe, é importante estar atento à aparência do produto no geral, as cores da carne, a higiene do estabelecimento, e as condições de armazenamento.

2. Apresentação

Um peixe fresco deve ser mantido sob condições de armazenamento adequadas: refrigerado ou com uma camada de gelo. “Os que estão expostos, desprotegidos e expostos, perdem a qualidade e podem fazer mal.

3. Características

Um peixe fresco é muito similar a um peixe vivo. As escamas devem estar duras e translúcidas. “Os olhos não podem possuir pontos brancos, devem ocupar toda a cavidade ocular e estarem reluzentes”, explica Biba Fernandes. Observe se as guelras ainda estão vermelhas cor de sangue, se estiverem cinza ou rosadas, o peixe já não está fresco.

4. Aroma

Atenção também para o cheiro, os que estão bons cheiram a maresia, inclusive os de água doce. Quando têm apresentam aroma forte ou até exalam amônia já saíram há muito tempo da água.

Como congelar: Carne, frango e peixe?