Em tupi, a palavra paçoca significa “terminar socando”. Ou seja: a definição não serve apenas para o tradicional doce de amendoim torrado, mas sim para qualquer preparação que resulte da trituração de vários ingredientes amassados.
No Nordeste do Brasil, por exemplo, a paçoca salgada feita de carne-seca é bastante comum. E, para variar, é possível até preparar paçoquinha de castanha de caju. Aprenda a receita fácil com poucos ingredientes:
Receita de paçoca de castanha de caju

Ingredientes:
- 200 g de castanha de caju
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 160 graus e leve as castanhas para torrar por cerca de 10 minutos. No liquidificador, bata o açúcar para que ele fique mais fino e, em seguida, acrescente metade das castanhas. Bata na velocidade máxima por 30 segundos e mexa com uma colher para soltar bem.
Junte o restante das castanhas e volte a bater até formar uma farofa. Despeje em um recipiente, adicione a pitada de sal e misture. Modele as paçoquinhas com forminhas ou aros, prensando bem, e transfira com cuidado para uma assadeira. Volte ao forno baixo por mais 10 minutos, apenas para secar, e pronto.