Não é preciso muita experiência para fazer um bom molho de tomate. Bastam bons ingredientes, algum temperinho tradicional como alho, cebola e manjericão – os molhos italianos quase sempre usam salsão também, que está feito o extrato. Porém, alguns truques podem garantir que seu pomodoro seja tão cremoso e saboroso como os da nonna. Descubra como:
Truques para molho de tomate perfeito
1. Corte os tomates em pedaços pequenos e, se possível, retire as sementes e até a pele ou casca.
2. Se for do seu gosto, refogue antes de qualquer coisa, cebola e alho picados com muito cuidado para não queimar. Antes mesmo de ficarem dourados, adicione os tomates picados. Se você quiser variar o paladar de vez em quando, use gengibre no lugar no alho, ou apenas use-o como terceiro ingrediente-tempero.
3. Reduza a acidez do molho. Uma das alternativas mais comuns e adotadas é usar umas pitadas de açúcar antes de adicionar o sal para equilibrar o sabor da preparação. Você também pode usar vinho doce, catchup e até fermento. Conheça estratégias para que o molho fique menos ácido.
4. Depois de um tempo de cozimento, assim que os tomates ficarem bem derretidos, coloque o molho no liquidificador e bata até virar uma pasta bem homogênea.
5. Leve o molho à panela com folhas de louro, pela segunda vez, e cozinhe por 15 minutos ou até reduzir ao seu gosto. Corrija o sal, se necessário, e agregue outros temperos verdes, como manjericão, salsinha ou orégano.
Segredinhos do queijo agora:
- Receita de hambúrguer vegetariano: Quinoa com queijo brie
- Piores queijos para saúde: 7 tipos que mais têm sódio, gorduras
- 5 razões que farão você abolir queijos e frios da dieta