Prato tradicional que vale por uma refeição completa, o escondidinho de carne moída pode ficar ainda mais cremoso e molhadinho com a adição de dois ingredientes extras que nem sempre aparecem na preparação básica: extrato de tomate e creme de leite.
Aprenda a receita e conheça os truques para deixar a carne mais úmida e o purê mais aveludado:
Escondidinho cremoso de carne moída
Ingredientes:
- 500 g de acém moído;
- 1 cebola picada;
- 1 dente de alho picado;
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate;
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
- 1 caixinha de creme de leite;
- 500 g de batatas cozidas e amassadas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Queijo parmesão ralado a gosto (para gratinar).
Modo de preparo:
Para fazer a carne, comece refogando a cebola e o alho em uma panela aquecida com um pouco de óleo. Junte a carne moída e, quando ela começar a dourar, acrescente a farinha e misture bem para cozinhar. Em seguida, junte 1 colher (sopa) de água e mexa. A técnica, que na culinária francesa ganha o nome de “singer”, deixa a preparação mais cremosa.
Adicione o extrato de tomate à carne, tempere com sal e pimenta-do-reino, misture bem por mais 3 minutos e retire do fogo. Acrescente metade da caixinha de creme de leite, misture para incorporar e coloque a preparação no fundo de um refratário, espalhando para nivelar.
Em uma tigela grande, misture as batatas cozidas e amassadas com a outra metade da caixinha de creme de leite e distribua sobre a carne moída. Polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos, até dourar.