Como fazer bolo caseiro perfeito passo a passo

Bolo solado, cru, queimado, muito seco ou mole demais. A sua receita, de um jeito ou outro, acaba dando errado? Você pode estar fazendo algo muito errado sem nem perceber. Apesar de as receitas serem simples, fazer bolo caseiro exige, além de muito carinho, atenção aos detalhes. Confira a seguir o passo a passo para que o seu bolo cresça e saia do forno macio, quentinho e delicioso.

Leia também
Como fazer claras em neve
Bolo gelado de chocolate é fácil de fazer
Faça o bolo de fubá perfeito

Passo a passo para um bolo caseiro delicioso

Pré-aqueça por pelo menos 10 minutos
Deixar o forno esquentando por esse tempo deixa a temperatura do forno estável, importante para que o fermento faça o bolo crescer na medida certa.

Deixe os ingredientes em temperatura ambiente
É mais difícil que manteiga, ovos e leite frios misturem-se aos outros ingredientes e formem uma massa uniforme. A massa desigual não atinge a textura ideal e dificilmente vai crescer como deveria.

Respeite as quantidades com exatidão
Um bolo é um como uma experiência química: é preciso adicionar as quantidades corretas dos ingredientes para que o resultado não seja desastroso.

Bata claras em neve na medida certa para dar textura ideal
Se batidas de menos, elas não darão textura leve ao bolo e se mexidas de mais, ficarão secas e sem brilhos, falhando novamente em sua função. Adicione-as depois que todos os outros ingredientes já estiverem misturados.

Peneire os ingredientes secos
Eles podem ficar úmidos e formar grumos que vão atrapalhar o crescimento do bolo. Peneirar desfaz essas bolinhas e ainda dá efeito ao prato.

Manteiga ou margarina?
A margarina cai bem em bolos leves, mas a manteiga adiciona mais sabor à mistura.

Intercale secos e líquidos para uma mistura uniforme
Você notará que ao seguir essa sequência os ingredientes irão se incorporar com mais facilidade.

Não bata demais para que ele não cresça de menos
A massa muito elástica cresce menos. Bata o suficiente para que ela fique uniforme.

Assadeira perfeita não queima nem deixa o bolo baixo
Evite as muito finas, que costumam queimar as laterais dos bolos. Encha dois terços da peça com massa, assim o bolo não vaza e não pesa em uma superfície pequena demais para ele, o que o deixaria baixo.

Acerte na temperatura
Fornos elétricos ou com gás de rua costumam ser mais fortes que os convencionais, por isso, o ideal é reduzir um pouco a temperatura indicada ou ficar atenta para não queimar o bolo ou só assar por fora.

Será que está pronto?
Com um palito de dente, espete o bolo. A haste de madeira deve sair úmida, o que indica que o bolo não está seco demais, mas sem pedacinhos de bolo grudados, que significado que ele precisa de mais alguns minutos no forno.