A carne de peixe é um produto de origem animal que se deteriora com muita facilidade. Por isso, é importante ficar de olhos abertos e atentos a algumas características que ajudam a perceber se o alimento está fresco ou não. O ideal é comprar o peixe inteiro e evitar levar para casa a carne já cortada em postas. Assim, fica mais fácil avaliar qual sua condição.
Como escolher peixe fresco?
Escolher o lugar certo a onde comprar o peixe é fundamental. Evite feiras livres, pois elas não possuem a refrigeração adequada, prefira supermercados ou peixarias e dê preferência a lugares a onde eles fiquem cobertos por uma espessa camada de gelo. Um peixe de um quilo e meio rende, em média, 800 gramas de carne. Essa quantidade é suficiente para quatro pessoas, levando em conta o cálculo de 200 gramas de carne de peixe por pessoa.
5 sinais básicos para analisar no peixe
1. Cheiro
Quando fresco, o peixe cheira a maresia. Já se ele está há muito tempo sendo resfriado, pode ter cheiro mais forte de ureia e outros fluidos de decomposição.
2. Aparência
Sua pele e carne devem ser firmes e brilhantes. Quando está passando do ponto, o peixe fica flácido. Faça o teste e pressione com os dedos: se não ficarem marcas, significa que o peixe é fresco.
3. Olhos
Os globos oculares do peixe devem ser salientes, não planos e achatados ou marcados, a córnea precisa ainda estar transparente e a pupila negra e brilhante.
4. Couro
Observe se a pele do animal está brilhante e com as escamas bem aderidas ao corpo. A cor do couro deve ser viva, homogênea e com alguns reflexos.
5. Membrana
É a pele interior que cobre a barriga do peixe e que deve aderir completamente à carne. Quando o peixe não está próprio para consumo, esta membrana é separada da carne.
Sapiência exclusiva dos vegetais
- Plantas podem ser mais inteligentes do que humanos
- Folhagens ajudam a refrescar o ambiente e torná-lo mais bonito
- Árvores sentem dor: E emitem pedido de socorro quando são cortadas