O brasileiro passou a ter acesso a diferentes tipos de cerveja e a se interessar por estilos variados e artesanais mais recentemente. E por isso mesmo ainda não tem o hábito nem o paladar acostumado a certas variedades que foram pouco comercializadas por aqui e ainda não são tão populares, como a cerveja escura. Nem todas são pretas, e nem doces.
Segredos das cervejas pretas
A seguir, Paulo Bettiol sommelier da Dama Bier, esclarece alguns mitos sobre as cervejas escuras:
1. A bebida escura é mais forte?
Isso não é verdade. A cor da bebida de nada tem a ver com o teor alcoólico da cerveja. A coloração da cerveja está, na verdade, relacionada às diferentes variações de secagem e torrefação do malte. É por isso que, dependendo do estilo da cerveja e da seleção de maltes da receita, você tem diversas tonalidades de tons escuros, alguns mais avermelhados, outros marrons e alguns bem escuros, chegando ao preto.
2. Cerveja escura é sempre doce?
Também não é fato. Infelizmente, segundo o especialista, o brasileiro se educou de forma equivocada, devido aos produtos de maior consumo no país. Porém, dependendo do estilo, ela pode ter notas de café, chocolate, pão preto, frutas escuras (ameixa, uva passa, por exemplo). Na maioria dos casos, este sabor doce vem de açúcares extraídos do malte e que, propositadamente, não foram consumidos pelo fermento. Cervejas pretas populares geralmente têm adição de açúcares oriundos de variadas fontes, não só do malte.
3. Cervejas escuras são feitas de maltes torrados?
Nem sempre. As cervejas com tonalidades escuras podem levar diversos tipos de malte, porém a predominância, por incrível que pareça, é de malte claro. Além de que, se a cerveja usasse somente maltes com níveis altos de torrefação, haveria muita adstringência e sabores não tão agradáveis na bebida.
4. Esse tipo de bebida só deve ser consumida no inverno?
Assim como as cervejas de cor mais clara, existem muitos estilos de cervejas escuras com variações de aromas, teor alcoólico, amargor. Até aquelas com corpo mais leve e que se encaixariam perfeitamente em uma noite de primavera ou verão. O que determina esta harmonização é o gosto particular de cada uma. E não existe problema algum em degustar cervejas claras no inverno e escuras no verão.
Mais curiosidades sobre cerveja:
- Mito ou verdade? A bebida ajuda a prevenir pedra nos rins
- 4 coisas que você não sabia sobre a espuma da cerveja
- 3 truques para gelar latinhas e garrafas muito mais rápido