Se você adora comer legumes cozidos, mas não gosta perder as características de cor e textura que eles têm enquanto crus, precisa aprender a dica de branqueamento. É que algumas variedades de vegetais podem ficar amareladas ou com uma cor opaca após o cozimento. Por isso, se você quiser que eles fiquem bem branquinhos, precisa aprender este truque muito fácil.
Como fazer a técnica de branqueamento
Para manter os vegetais bem branquinhos e frescos mesmo após cozidos, adicione um pouco de leite à água do cozimento. Porém, você também pode fazer o processo de “branqueamento” com o choque térmico.
Ferva o legume por três minutos apenas para escaldá-lo. Logo que passarem se os três minutos após a fervura, remova o legume da água. Ele deve estar parcialmente cozido, mas ainda firme. Se ficar muito macio ou murcho, ela não reterá o sabor e os nutrientes por muito tempo.
Então, escorra o vegetal em um escorredor de macarrão ou peneira, e coloque-o no banho de gelo imediatamente. Coloque os legumes ainda quentes num recipiente de água com gelo. Este resfriamento rápido sela o sabor e os nutrientes dos vegetais e as cores.
Benefícios do consumo de vegetais
- Emagrecer com berinjela: 6 melhores combinações para dieta
- Lista dos TOP vegetais que ajudam o fígado a eliminar toxinas
- Alimentos que substituem a carne em dietas vegetarianas