O hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, já na época do descobrimento. Na edição do Jornal do Brasil de 1891 está registrado que os intelectuais da época, liderados por Machado de Assis, reuniam-se todos os domingos em restaurantes do centro do Rio de Janeiro para comer um autêntico prato de bacalhau. Para variar a preparação do peixe que é, geralmente, servido com azeitonas e batatas, que tal aprender uma receita de bacalhau com mandioca e parmesão?
Receita de Bacalhau cremoso com mandioca e parmesão
Ingredientes
- 1 Kg de Bacalhau
- 100 ml de azeite
- 5g de sal preto
- 1 Kg de mandioca
- 200 ml de creme de leite
- 200 g de cebola
- 100 g de azeitona preta
- 400 ml de requeijão cremoso (veja como preparar abaixo)
- 50 g de parmesão ralado
Para o requeijão cremoso:
- 2 litros de leite
- 250 g de margarina
- 180 g de amido de milho
- 250 g de parmesão
- 1 litro de creme de leite fresco
Modo de Preparo
Prepare o requeijão cremoso para regar o bacalhau no prato: coloque na panela a margarina, o leite e o amido de milho para ferver até engrossar. Adicione o parmesão ralado e reserve. No liquidificador, junte com o creme de leite e bata por 5 minutos.
Dessalgue, afervente e corte o bacalhau em tiras. Descasque e corte a cebola em rodelas, e faça um purê com a mandioca cozida. Em uma panela, junte o requeijão cremoso, o creme de leite com a mandioca, o sal preto e mexa bem até que todos os ingredientes estejam misturados. E deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.
Em outra panela, coloque o azeite e doure a cebola, o bacalhau dessalgado e refogue. Para montar, comece colocando o bacalhau refogado em uma travessa, e faça camadas alternadas de bacalhau e purê, finalizando com purê e queijo parmesão. Leve ao forno a 180ºC para gratinar por alguns minutos antes de servir.
Cardápio noturno ideal: O que comer ou não à noite?