Na época da Idade Média, os cristãos deveriam obedecer os dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes “quentes”. O bacalhau era uma comida “fria” e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português, principalmente, na época da Páscoa.
A seguir, aprenda a preparar uma receita diferente de arroz com bacalhau selecionada pela marca Tio João.
Receita de arroz selvagem com bacalhau
Ingredientes
- 1 embalagem de arroz selvagem (250g)
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido e aquecido
- 1/4 xícara (chá) de azeite
- 400g de bacalhau dessalgado e cozido, desfiado em lascas grossas
- 2 tomates sem pele e sem sementes em cubos
- 150g de azeitonas verdes picadas
- Sal, pimenta e cebolinha verde picada
Modo de Preparo
Arroz selvagem: Lave-o rapidamente com água e coloque-o em uma panela grande. Adicione 10 xícaras (chá) de água fervente (2 litros) e 3 colheres (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos ou até o grão ficar macio (se preferir, cozinhe em panela de pressão por cerca de 25 minutos). Escorra o excesso de água, transfira os grãos para uma travessa e acrescente o arroz branco cozido e aquecido.
Aqueça o azeite em uma frigideira, junte o bacalhau, os tomates, as azeitonas e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o refogado à travessa com os dois tipos de arroz, verifique o sal e a pimenta e finalize com a cebolinha. Sirva em seguida.
Dicas para preparo de frutos do mar
- Você sabe reconhecer quando o peixe está fresco?
- Como congelar carnes: Vermelha, frango e peixe?
- Como temperar peixe? Chef ensina o melhor tempero