Um arroz de marisco sempre remete às terras portuguesas, onde este prato pode ser saboreado de maneira incrível. Há quem diga que é amor à primeira vista, e logo permanente.
Os chefs portugueses recomendam, antes de tudo, alma e coração no momento de colocar os temperos, pois só assim, se consegue chegar à essência deste prato, que tem mesmo, sabor único.
Ingredientes:
- 4 ou 5 camarões (extras)
- 8 camarões bastante grande
- 1 quilo de mexilhões
- 1 cebola branca cortada em cubos
- 2 folhas de cebolinha picadas
- 2 cebolas rochas
- Metade de 1 pimentão vermelho, em cubos
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colheres de manteiga
- 1 xícara de arroz para risoto
- 1 xícara de suco de tomate
- 3 xícaras de caldo reservado quando cozidos os mexilhões e camarões
- Molho de pimenta
- sal marinho
- coentro fresco picado
Modo de preparo:
Separe uma panela grande com tampa, onde vai colocar 1 xícara de água, a cebola picada e o sal. Espere levantar fervura, e acrescente os mexilhões limpos. Tampe, e depois que os mexilhões estiverem abertos, retire-os do fogo, em seguida, retire-os das conchas, e reserve (guarde cerca de 5 mexilhões nas conchas para decorar).
Separe a água onde foram cozidos.
Em outra panela, leve 4 xícaras de água, a cebolinha picada, e o sal. Deixe ferver, e acrescente os camarões, deixando-os por 3 minutos. Retire, e reserve a água também.
Numa panela grande, coloque a manteiga e o azeite. Depois que a manteiga derreter, acrescente as cebolas rochas picadas, e a metade do pimentão. Refogue por 2 minutos, coloque o arroz. Deixe refogar mexendo bastante por apenas 1 minuto.
Adicione o suco de tomate, e 2 xicaras água dos maricos (1 dos mexilhões e outra dos camarões). Espere levantar fervura, e mexa sempre, como se estivesse a preparar um risoto. Se necessário, acrescente mais água dos mariscos.
Assim que o arroz esteja al dente, adicione 8 dos camarões e os mexilhões. Quando o líquido tiver sido absorvido. Tire do fogo, coloque 8 gotas do molho de pimenta, tempere com o sal, e polvilhe com o coentro picado. Antes de servir, decore com os mexilhões, e com os camarões extras.
Este é um prato que deve ser servido de imediato.