6 comidas que são afrodisíacas e você não sabia: benefícios muito além do sabor

por | nov 10, 2022 | Novidades

São considerados alimentos afrodisíacos aqueles que aumentam a libido e melhoram o desempenho sexual. Em comum, os alimentos afrodisíacos são fontes de minerais e vitaminas que favorecem a vasodilatação e o fluxo sanguíneo, estimulam neurotransmissores e, consequentemente, aumentam as sensações de satisfação e prazer.

Lista de alimentos afrodisíacos

Amendoim

A fama do alimento por sua relação com melhora do desempenho sexual é antiga, mas pode sim ter base científica. Por ser fonte de vitaminas B3 e E, além de substâncias como niacina e argilina, o amendoim favorece a vasodilatação sanguínea e, ao contribuir para o fluxo de sangue nos órgãos genitais, poderia assim aumentar a libido.

Chocolate

Chocolate amargo
tibor13/Istock

Além de estimular a produção de serotonina, neurotransmissor que atua diretamente no humor, o alimento ainda é fonte de cacau que, por sua vez, tem o poder de liberar no cérebro substâncias que proporcionam a sensação de prazer e energia.

Abacate

Abacate
tashka2000/iStock

Excelente fonte de ômega-3, que promove melhora do humor, a fruta ainda é rica em vitamina B6, potássio e ácido fólico, que garantem energia, elevação da produção de hormônios masculinos e aumento da libido.

Banana

Truque ajuda a manter a banana madura por mais tempo
Hazal Ak/Getty Images/iStockphoto

Também por ser fonte de potássio e vitaminas do complexo B, a fruta é considerada afrodisíaca. Além disso, a banana aumenta a produção de serotonina, favorece a circulação sanguínea e é rica em magnésio, mineral que contribui para a ereção do pênis.

Pimenta

shutterstock

O consumo do alimento picante provoca calor no corpo, sudorese e aumento das frequências cardíaca e sanguínea, ou seja, causa sensações bem semelhantes às experimentadas no ato sexual. Por isso a pimenta também é considerada por muitos um ingrediente afrodisíaco.

Ostras

O alimento também é bastante popular no que diz respeito ao aumento do desejo sexual e a explicação poderia estar em sua composição: ostras são ricas em zinco, fósforo e iodo, que são elementos relacionados à produção de testosterona, hormônio de extrema importância na libido.

Descobertas gastronômicas