Não descarte a água do macarrão: segredo para fazer uma massa bem cremosa está nela

Água do cozimento do macarrão é o “ingrediente secreto” para incorporar bem qualquer massa ao seu molho

Escorrer o macarrão, juntar a massa ao molho e jogar fora a água usada no cozimento é uma série de etapas muito comum na cozinha. No entanto, isso não é o mais indicado para quem quer uma massa mais cremosa. Isso porque, na hora de juntar o macarrão ao molho, a água do cozimento tem um papel importantíssimo.

Água do macarrão deixa a massa mais cremosa

Cozinhar macarrão. (Crédito: Klaus Nielsen/Pexels)

Quando o macarrão termina de cozinhar, é comum que a água onde ocorreu a cocção fique bem branquinha – e é aí que mora o grande “truque” para fazer uma massa bem cremosa. Na hora de incorporar o macarrão ao molho em uma panela, adicione ao preparo cerca de uma concha da água de cozimento. Então, misture bem até atingir a textura desejada, assistindo enquanto a preparação atinge uma textura cada vez melhor.

Isso acontece porque a característica branca da água de cozimento vem do amido que se desprende da massa durante a cocção. Assim como se utiliza, por exemplo, amido de milho para engrossar certos tipos de molho, o amido da água tem a mesma função. A “técnica” vale para todos os tipos de molho (até alho e óleo) e é, inclusive, um grande truque usado para cozinhar o ovo sem que ele coagule na hora de preparar o macarrão à carbonara, impedindo a formação de pedaços no meio da massa.

É importante lembrar, porém, que o processo de incorporar a massa ao molho na panela com um pouco da água rica em amido segue cozinhando o macarrão, então é interessante deixar o alimento na água fervente por alguns minutos a menos do que o indicado na embalagem. Desta forma, o cozimento é finalizado no molho.

Dicas e truques culinários