O que são os pontinhos pretos na couve-flor? É seguro comer o vegetal mesmo assim?

Às vezes os pontinhos pretos na couve-flor já vêm do mercado – mas, afinal, por que eles aparecem?

Leve, com sabor suave e delicada, a couve-flor é uma das hortaliças mais sensíveis ao manuseio e merece atenção extra na hora da compra. Se você notar pontinhos pretos na parte mais clara do alimento, inclusive, evite levá-lo para casa – e, caso ela crie as manchinhas na geladeira, não coma.

O que são os pontinhos pretos na couve-flor

Os floretes da couve-flor, parte mais sensível do alimento, podem ficar facilmente danificados, o que causa escurecimento e surgimento dos pontinhos pretos. Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estas manchinhas sinalizam início de apodrecimento.

pontinhos pretos na couve-flor
Couve-flor (Crédito: rebootanika/Unsplash)

A couve-flor indicada para consumo deve ter a cabeça compacta, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Se a hortaliça estiver envolvida pelas folhas, escolha as que estiverem verdes e sem sinais de murchas. Quando passada do ponto, a cabeça fica dividida, murcha e com pontos escuros.

Por indicar início de podridão, a couve-flor que apresenta pontinhos pretos não deve ser consumida, especialmente porque a deterioração se espalha muito rapidamente pelo alimento. Isso se aplica mesmo a situações em que elas estão à venda dessa forma, com aparência de frescas no restante da estrutura.

Como higienizar couve-flor corretamente

Brócolis e couve-flor (Crédito: Reinaldo Kevin/Unsplash | Karolina Kołodziejczak/Unsplash)

Ainda que não tenha pontinhos pretos na couve-flor, é importante higienizar bem o alimento antes de consumir. Para começar esse processo, corte o florete em pedaços menores, abra a torneira e deixe que a água corrente caia sobre eles. Em seguida, coloque os pedacinhos do alimento em um recipiente com água e sal, algo que facilita a limpeza mais minusciosa, por entre as frestas dos floretes.

Por fim, basta retirar o alimento da água e usá-lo na preparação desejada. O mesmo processo vale também para a higienização dos brócolis.

Como conservar os alimentos