O que são os pontinhos pretos na couve-flor? É seguro comer o vegetal mesmo assim?

por | out 6, 2023 | Dicas de cozinha

Leve, com sabor suave e delicada, a couve-flor é uma das hortaliças mais sensíveis ao manuseio e merece atenção extra na hora da compra. Se você notar pontinhos pretos na parte mais clara do alimento, inclusive, evite levar para casa – e, caso ela crie as manchinhas na geladeira, não coma.

O que são os pontinhos pretos na couve-flor

Os floretes da couve-flor, parte mais sensível do alimento, podem ficar facilmente danificados, o que causa escurecimento e surgimento dos pontinhos pretos. Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa), estas manchinhas sinalizam início de apodrecimento.

Couve-flor
Engin Akyurt/Pexels

A couve-flor indicada para consumo deve ter a cabeça compacta, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Se a hortaliça estiver envolvida pelas folhas, escolha as que estiverem verdes e sem sinais de murchas. Quando passada do ponto, a cabeça fica dividida, murcha e com pontos escuros.

Por indicar início de podridão, a couve-flor que apresenta pontinhos pretos não deve ser consumida, especialmente porque a deterioração se espalha muito rapidamente pelo alimento.

Como conservar os alimentos corretamente