Apesar de ser um hábito comum em muitos lares, o descarte do óleo utilizado em frituras na pia da cozinha é um erro que gera vários impactos negativos, inclusive para o meio ambiente.
Nem todo mundo sabe, mas o resíduo nunca deve ser despejado no ralo porque, além de obstruir tubos e encanamentos e provocar o refluxo de esgoto, ele ainda pode poluir os corpos hídricos e afetar significativamente a vida aquática, segundo informa o Instituto Akatu, ONG que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo responsável.
Como o óleo é menos denso que a água, quando ele atinge os corpos hídricos acaba se acumulando na superfície, diminuindo a entrada da luz e a oxigenação, causando graves danos que chegam a ser fatais para aves e peixes, por exemplo.
O que fazer com o óleo de cozinha usado?
O óleo que você utilizou para a fritura de um alimento pode ser reciclado. Portanto, em vez de descartar pelo ralo, armazene o resíduo em uma garrafa PET e, quando a quantidade acumulada for grande, basta encaminhar o recipiente cheio a empresas especializadas neste tipo de coleta seletiva.
As garrafas PET cheias de óleo de cozinha usado ainda podem ser entregues a postos de reciclagem. Veja no site da eCycle o local mais próximo da sua casa.