Quem costuma comprar morangos conhece bem a frustração de ver a fruta estragando rapidamente, mesmo quando armazenada na geladeira. Mas, afinal, como guardar morangos para durar mais? Para evitar o desperdício, conheça dois métodos simples para armazenar a fruta por um período maior:
Como guardar morangos para durar mais

Guarde os morangos na geladeira inteiros e sem lavar
Antes de qualquer coisa, saiba é preciso guardar morangos na geladeira inteiros e sem lavar. Isso acontece porque cortar e higienizar a fruta com antecedência faz com que o alimento estrague bem mais rapidamente.
Retire os morangos da embalagem original
O primeiro método para fazer o morango durar mais é retirar as frutas da embalagem que vem da feira ou do supermercado.

Prepare o recipiente
Em seguida, coloque os morangos em um recipiente com fechamento hermético. Para isso, forre o recipiente com papel-toalha e coloque as frutas por cima.
Em seguida feche bem o recipiente com a tampa e mantenha na geladeira. Dessa forma, os morangos permanecerão frescos por até uma semana.
Congelar ajuda o morango a durar mais: como fazer

jhenning/Pixabay)
Se você deseja guardar morangos por muito mais tempo, o ideal é congelar a fruta. É possível armazená-lo inteiro, cortado ou até triturado.
Para congelar morangos cortados, coloque a fruta com o lado cortado para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga. Em seguida, leve tudo ao freezer por algumas horas e, quando estiverem firmes, coloque-os em um recipiente com fechamento hermético ou um saco plástico.
Por fim, basta retornar o pote ou saquinho com os morangos para o congelador. Congelados, os morangos permanecem bons para consumo por até um ano.

Como descongelar frutas congeladas
Para descongelar os morangos, basta tirar do freezer e deixar na geladeira por pelo menos seis horas. Você também pode descongelar os morangos colocando o recipiente ou saquinho mergulhado em água fria por cerca de 30 minutos.
Uma vez descongelados, os morangos poderão ficar mais escuros e terão uma textura diferente. Por isso, o ideal é que a fruta seja usada em uma vitamina ou como acompanhamento de iogurte ou cereal.