Para fazer o bolo perfeito não é preciso ter dom, mas sim disciplina. Até mesmo as receitas mais simples, como as de liquidificador, por exemplo, exigem regrinhas que não devem ser ignoradas para que o resultado final seja um doce que enche os olhos e dá água na boca.
Erros comuns na hora de fazer um bolo
1. Usar ingredientes gelados
Para preparar bolos, o ideal é que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente, a não ser que a receita peça o oposto. A dica é especialmente importante para os ovos: se eles estão gelados demais, o bolo não cresce tanto quando deveria.
2. Mexer demais a massa do bolo
Ao contrário do que muita gente pensa, bater demais a massa do bolo no liquidificador ou na batedeira não resulta em uma preparação leve e aerada. Na verdade, mexer demais a massa é o que faz com que o doce fique pesado e solado.
3. Ignorar a ordem dos ingredientes
A ordem de entrada dos ingredientes na preparação do bolo faz diferença e, portanto, deve ser respeitada de acordo com a receita. O fermento em pó, por exemplo, é sempre o último a ser incluído na massa, já que ele começa a agir assim que entra em contato com os líquidos. Se adicionado muito cedo, o fermento perde a força e o bolo não cresce.
4. Esquecer de pré-aquecer o forno
Colocar a massa do bolo no forno frio certamente vai deixar o doce solado. O pré-aquecimento é fundamental para que o bolo cresça de maneira uniforme.
5. Abrir o forno antes da hora
Espere pelo menos 20 minutos antes de abrir o forno, caso queira verificar o crescimento do bolo. Quando a porta é aberta, a temperatura dentro do aparelho sofre variação e pode fazer com que o bolo fique murcho.
6. Desenformar o bolo logo que ele sai do forno
O bolo precisa estar frio ou pelo menos morno antes de desenformar. Caso contrário, ele provavelmente vai se quebrar. O ideal, portanto, é esperar pelo menos 30 minutos antes de tirar o doce da fôrma.