Há 2 formas corretas de descongelar comida e deixar em temperatura ambiente não é uma delas

por | maio 24, 2022 | Dicas de cozinha

Além de durarem mais tempo, alimentos armazenados no congelador ainda ficam livres de bactérias, já que a baixa temperatura impede a sobrevivência e a proliferação de micro-organismos. No entanto, o risco de contaminação surge no momento em que a comida é descongelada.

Pode descongelar alimentos na temperatura ambiente?

Um levantamento feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP) mostrou que 39,5% dos brasileiros têm o hábito de descongelar os alimentos em temperatura ambiente, enquanto 16,9% realiza o procedimento em um recipiente com água.

Se você faz parte desse grupo, cuidado: descongelar comida em temperatura ambiente, como sobre a pia, por exemplo, é um erro que pode causar sérios danos à saúde.

Carne congelada
Ilia Nesolenyi/Istock

De acordo com o professor Uelinton Pinto, pesquisador do FoRC, a comida deve ser mantida a uma temperatura segura durante o descongelamento. “Se estiver fora da geladeira durante o processo, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos”.

Dentro do refrigerador, o alimento vai descongelar e ficar na temperatura da geladeira, que não permite multiplicação dos patógenos e nem produção de toxinas, explica o especialista. Além disso, conforme é descongelado, o alimento solta água e cria ambiente favorável à proliferação de bactérias.

Alimentos congelados
lyulka/Istock

É importante ainda garantir que o suco proveniente do descongelamento não caia sobre os alimentos estocados na geladeira. O ideal, segundo o pesquisador, é utilizar recipientes adequados para evitar gotejamento e contaminação de outras preparações no refrigerador.

Como descongelar alimentos da forma correta

Há duas maneiras seguras para se descongelar alimentos: na geladeira ou no micro-ondas. “Se você não vai usar os alimentos imediatamente, pode simplesmente passar do freezer para a geladeira e deixá-los descongelando”, diz Uelinton.

Alimentos descongelados no micro-ondas, por outro lado, devem ser cozidos ou preparados imediatamente após o descongelamento. Em alguns casos, pequenas porções também podem ser descongeladas diretamente na panela, sem necessidade de descongelamento prévio.

Dicas de cozinha