Você preparou um suspiro, um merengue ou outra receita que exigia apenas claras e ficou sem saber o que fazer com as gemas do ovo? A melhor forma de evitar o desperdício é congelar a parte amarela do alimento, já que ela dura poucos dias na geladeira – e há um truque ótimo para isso.
Como congelar a gema do ovo
A forma correta de congelar a gema do ovo é quebrando sua película e adicionando um pouco de sal ou de açúcar, dependendo de como você irá utilizar o alimento no futuro.
Para isso, bata as gemas com um garfo, apenas para que elas estourem. Se a ideia é preparar uma receita salgada, acrescente uma pitada de sal. Se o objetivo é guardar as gemas para fazer uma sobremesa, junte uma pitada de açúcar. Tanto o sal quanto o açúcar funcionam como uma espécie de “conservante caseiro” para a parte amarela do ovo.
Incorpore bem as gemas ao sal ou ao açúcar e coloque em saquinhos para armazenar no congelador. Lembre-se de colocar uma etiqueta indicando a data, a quantidade de gemas e se usou o conservante doce ou salgado.
Para usar a gema de ovo congelada, retire o alimento do freezer com 24 horas de antecedência e mantenha-o na geladeira para que descongele gradualmente. Evite ultrapassar dois meses de armazenamento e, uma vez descongelada, a gema deve ser usada imediatamente, não podendo mais voltar nem ao congelador e nem à geladeira.