Assadeiras: para que serve cada tipo de material

Entenda quando usar cada uma delas de acordo com seus pontos positivos

Você tem diversos tipos de assadeiras na sua casa, mas não sabe para que serve cada uma delas? Entenda a diferença entre os materiais e aproveite ao máximo os instrumentos da sua cozinha.

Qual a diferença entre os tipos de materiais para assadeiras?

(Crédito: freepik/freepik)

Metal

Ótimo condutor de calor, ela serve para receitas que precisam assar uniformemente, por exemplo. Além disso, possibilitam a formação de uma crosta crocante.

Já quanto ao ponto negativo está o fato de que ela pode fazer com que os alimentos grudem em sua superfície, necessitando que sejam untadas a depender da receita.

Silicone

Se a ideia é desenformar com facilidade, ela é perfeita. No entanto, a elasticidade do material pode ser também um problema na hora de levar ao forno e assar, dependendo da receita.

Outro ponto interessante é o uso no micro-ondas e o fato de que é fácil de higienizar.

Vidro

Perfeita para ir do forno para a mesa, ela retém o calor e, por isso, são ideais para as receitas que necessitam de mais tempo de cocção. Além disso, servem também para o micro-ondas e freezer.

No entanto, por não serem boas condutoras de calor, elas não são ideais para bolos já que podem assar de maneira desigual.

Cerâmica

Outra que pode ser usada do forno para a mesa, a forma de cerâmica assa de maneira uniforme e retém calor, deixando o alimento quente por mais tempo. Outro ponto interessante está que ela é fácil de limpar e tem menos chances de grudar os alimentos.

Ainda assim, ela é mais frágil do que a de metal e não é uma boa condutora de calor.

Dicas de cozinha