Truques do molho branco perfeito: 7 toques que você deve seguir no preparo

por | jun 30, 2016 | Receitas

Além de inovar no preparo de massas, substituindo o tradicional molho de tomates, o molho branco é bastante versátil em apresentações, já que pode, além de dar sabor ao macarrão, servir de acompanhamento de saladas, carnes, especialmente frango e peixes, gratinados de legumes, etc.

Leia também:
Receita de molho de atum superfácil
3 molhos para incrementar a salada 
Molho de cheddar para nachos

Apesar de poder ser bastante variável o molho branco possui uma base única de preparo, que é o molho bechamel. Para fazer, basta cozinhar partes iguais de manteiga e farinha de trigo em uma panela até obter uma papa. Em seguida, adicione leite em temperatura ambiente e sal e mexa até obter um creme espesso. A partir deste ponto, você pode incluir os ingredientes da sua preferência, de acordo com o prato que vai servir.

Para uma versão prática e rápida, vale apostar no molho branco de liquidificador. A única coisa que você precisa é bater no aparelho 1 1/2 xícara de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho, 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, 1 lata de creme de leite e adicionar sal e pimenta-do-reino a gosto

ShutterStock

No entanto, se você gosta de algo mais marcante, experimente um molho branco picante misturando 250g de maionese, ½ lata de creme de leite fresco, 1 colher de sopa de pimenta vermelha seca, 3 colheres de sopa de suco de limão e 3 colheres de sopa de conhaque. Este tipo de molho é um dos mais indicados para acompanhar petiscos, por exemplo.

Uma opção menos gordurosa do acompanhamento pode ser conquistada com um molho branco sem manteiga. Para preparar, coloque 2 colheres (sopa) de amido de milho em uma panela com fogo baixo e despeje 300 ml de leite de uma só vez e cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta e 1 colher (chá) de noz-moscada ralada.

Para os veganos, o molho branco de soja pode ser uma ideia saborosa e bastante saudável. Para preparar, bata no liquidificador ou processador 2 colheres (sopa) de queijo tofu, 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem, água mineral ou suco de limão, sal marinho e alho e cebola a gosto até formar um creme.

ShutterStock

Quem está de dieta pode apostar em um molho branco funcional que leva azeite, 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 colher de sopa biomassa de banana verde quente, 2 colheres de sopa de tofu cream, ½ xícara leite de amêndoas e cheiro verde, sal e pimenta do reino a gosto. Para preparar, refogue a cebola e o alho no azeite e adicione a biomassa, o tofu cream e o leite de amêndoas, misturando até ficar na consistência do molho branco convencional.

Por fim, se você deseja um acompanhamento mais sofisticado e elaborado, vale experimentar um molho branco com champanhe. O modo de preparo é simples: leve ao fogo 1/3 xícara de champanhe e 100 g de uva-passa clara sem semente e ferva por 5 minutos. Em seguida, adicione o molho branco que preferir, tempere com o sal e ferva por mais 15 minutos. 

Molho caruso é ideal para inovar na receita de macarrão: