Sopa saudável: receita amiga do coração é rica em fibras e livre de colesterol

por | jun 30, 2016 | Receitas

Sopas têm fama de alimento saudável, mas caldos de legumes industrializados e queijos gordurosos podem deixá-las menos benéficas, principalmente para quem têm colesterol alto, obesidade ou hipertensão. Pensando nisso, o Hospital do Coração, de São Paulo, elaborou receitas práticas e boas para a saúde do coração. A sopa tailandesa de frango é uma dessas opções para lá de saborosa.

Leia também
Sopa funcional de cenoura com gengibre da Bela Gil
6 ingredientes que transformam sua sopa em uma bomba de gordura
3 sopas funcionais e emagrecedoras para turbinar a dieta

Receita de sopa light

Benefícios nutricionais

Essa sopa é fonte de fibra alimentar, tem baixo teor de gordura saturada e não contém colesterol, além disso, há apenas 100 calorias por porção.

Ingredientes

3 colheres de sopa de azeite;

1 cebola média cortada em cubos pequenos;

2 dentes de alho grandes picados;

1 talo de salsão picado em lâminas;

1 tomate sem semente cortado em cubos pequenos;

1 peito de frango sem osso e sem pele cortado em cubos médios;

2 litros de água;

2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo;

½ colher de chá de açafrão;

2 colheres de chá rasas de sal;

2 colheres de sopa de cebolinha picada.

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e acrescente o alho. Assim que estiver dourado, acrescente o salsão, o tomate e o frango. Misture e deixe cozinhar até que a parte superficial do frango fique cozida. Em seguida, acrescente a água, tampe a panela e deixe cozinhar até que o frango fique totalmente cozido. Retire o frango da panela, deixe esfriar e desfie. Reserve o caldo de cozimento. Misture a farinha de trigo com o açafrão e os dissolva em 250 mL de água.

Leve a panela com o caldo do cozimento novamente ao fogo, acrescente o frango desfiado e adicione aos poucos a mistura de açafrão com farinha e água mexendo para não formar grumos. Deixe cozinhar até que o caldo engrosse, adicione o sal e finalize com a cebolinha picada.

Dica: para pessoas que têm restrição ao consumo de glúten, não use farinha de trigo para espessar o caldo. O ideal é substituir por amido de milho.

Rendimento: 9 porções