A sopa de grão de bico é uma excelente opção tanto para os dias mais frios quanto para o jantar. Nutritivo, o grão de bico dá substância a sopa e adiciona texturas ao prato.
Versátil, esta receita de sopa aquece e alimenta. Você pode usar os vegetais de folhas verdes que preferir. Experimente!
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícaras de grão de bico seco
- 3 folhas de louro
- 6 a 9 xícaras de água
- 2 colheres de chá de gergelim
- 1 colher de chá de sementes de mostarda
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 maço de vegetais verdes variados: couve manteiga, brócolis, repolho verde, xicória, aspargos, vagem, escarola ou espinafre
- 1 punhado de coentro fresco (se não gostar, pode substituir por salsinha ou dill)
- sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho na água de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra o grão de bico e cozinhe com cerca de 6 xícaras de água na panela de pressão e o louro cerca de 15 minutos após começar a pressão ou até que fique macio mas não mole demais. Espere sair a pressão e abra a tampa –se quiser transferir para outra panela grande para terminar a sopa, faça isso.
Em uma frigideira pequena, aqueça a manteiga e doure o gergelim e as sementes de mostarda, até que sementes comecem a pular. Despeje as sementes tostadas na panela com o grão de bico cozido.
Pique os vegetais verdes escolhidos de forma grosseira, para não ficarem miudinhos demais e coloque na panela da sopa. Acrescente o sal e a pimenta, mexa bem e cozinhe por mais 15 minutos.
Enquanto isso, pique o coentro fresco. Abra a panela, prove e veja se é preciso acertar o tempero. Adicione o coentro picado, misture bem e sirva, acompanhado de pão indiano chapati, tapioca caseira ou seu acompanhamento favorito.
Experimente também:
Sopa de Creme de Palmito
Sopa de Cenoura com gengibre
Sopa de Ervilha