mini:
Mesmo quem tem anos de experiência na cozinha pode se deparar com problemas culinários no dia a dia, como arroz queimado, feijão ralo ou bolo que não cresceu, por exemplo. A boa notícia é que para a grande maioria dos imprevistos há soluções muito simples.
Dicas para fazer um bolo perfeito
Você passa a tarde preparando um bolo e, ao retirar do forno, percebe que ele ficou solado. Para nunca mais sofrer com o problema, evite colocar pouca massa em uma assadeira muito grande. Na maioria dos casos, esta é a causa do bolo fininho e duro. O segredo é ter quantidade suficiente de massa para preencher mais da metade da altura da forma.
Se o bolo cresceu perfeitamente, mas afundou no meio, certamente foi porque você abriu o forno antes do tempo para dar uma espiadinha. Portanto, nunca abra o forno antes da hora certa de tirar o bolo.
Em alguns casos, apenas untar a assadeira não é o suficiente para evitar que o bolo grude na forma. Um truque certeiro é, após untar a assadeira normalmente, deixe a forma por 5 minutos na geladeira antes de colocar a massa.
Outra dica importante para fazer o bolo perfeito é nunca bater demais a massa depois de adicionar a farinha. Isso faz com que o glúten se desenvolva muito e resulte em um bolo duro.
Obedecer às indicações de medidas dos ingredientes é fundamental em qualquer receita, mas especialmente em bolos. No caso do fermento, por exemplo, se colocado demais, pode deixar o bolo esfarelado. Use sempre uma colher medidora.
Como deixar o arroz sempre soltinho
Antes de mais nada, abandone o antigo hábito de lavar o arroz antes de cozinhar. Além de desnecessário, já que o próprio cozimento pode eliminar qualquer impureza, o método faz com que o alimento perca nutrientes.
Se você erra o ponto e acaba com um arroz muito grudado, precisa apostar em uma dica preciosa: adicione 3 colheres de suco de limão na água do cozimento. O truque é garantia de um arroz soltinho e branquinho.
Esqueceu o arroz na panela e já sentiu cheiro de queimado? Não se desespere: é possível salvar a preparação. Retire imediatamente a panela do fogão e coloque um pedaço de pão sobre o arroz. Tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos. O pão absorve o cheiro de queimado.
Feijão muito ralo: truque para salvar o prato
Se durante o cozimento você perceber que o caldo do feijão está muito ralo, separe um pouco dos grãos e amasse até virar um purê. Depois, basta colocar de volta na panela e mexer bem.
Exagerou no sal ao fazer o feijão? Descasque uma batata crua, corte no meio e coloque na panela junto com a comida. O alimento vai absorver todo o excesso de sal e não vai interferir no sabor da comida.
Quando devo parar de sovar o pão?
Se você não tem muita prática em preparar pão caseiro e nunca consegue descobrir se sovou a massa o suficiente, aposte em um truque simples: faça um furo na massa com o dedo e espere dois minutos. Se o furto permanecer depois desse tempo, pode levar ao forno porque ele está pronto pra assar.
Jeito fácil de descascar batatas
Se você não possui um descascador de legumes e não quer perder muito tempo tirando as cascas da batata, faça um corte em toda a circunferência do alimento e coloque para cozinhar. Quando a batata estiver cozida, coloque em uma bacia de água bem gelada. O choque térmico fará com que a casca se solte facilmente.
Dicas para preparar carnes
Outro hábito que deve ser esquecido é o de lavar a carne antes de sua preparação. Além de não esterilizar nada, a água pode até contaminar a carne, já que as bactérias se multiplicam em contato com a umidade. O método antiquado também pode fazer com que a carne perca suculência.
Quer uma bisteca de porco bem macia e suculenta? Então siga a dica: passe um pouco de manteiga na carne antes de assar. O processo simples evita que a bisteca fique ressecada.
Truques na hora de preparar molhos
Sabe quando o molho fica aguado e você não tem muito tempo pra deixar engrossar? Uma solução fácil deixa a preparação mais encorpada em poucos minutos. Basta misturar uma colherinha de farinha com água e adicionar ao molho. Deixe ferver por 5 minutos e pronto.
E se o molho queimou, tenha calma: o prato também pode ter salvação. Primeiro, separe a parte que não grudou na panela. Depois, descasque e mergulhe uma batata no molho. Deixe por 15 minutos e retire o alimento. A batata absorve o gosto de queimado sem alterar o sabor do molho.
Um pouco de açúcar ou suco de limão também pode ajudar a neutralizar o gosto de queimado, mas é preciso tomar cuidado com as medidas, pois, neste caso, há o risco de alterar um pouco o sabor do molho
Cozinhar legumes no vapor
Cozinhar legumes diretamente na água faz com que eles percam muito nutrientes. O ideal, portanto, é cozinhar no vapor. Para isso, coloque um escorredor sobre a panela de água quente. Assim os legumes ficam mais ricos em nutrientes e muito mais saborosos.
Colocar óleo na água do macarrão é um erro
Outro equívoco comum e ainda cometido por muitas pessoas ao fazer macarrão é colocar óleo na água do cozimento para que a massa, supostamente, não grude. Mas isso é um mito. O macarrão deve ser feito apenas em água salgada. E mais: quando fizer espaguete, nunca corte ao meio, pois isso atrapalha o cozimento ideal e a massa pode ficar mole demais.
Dica para uma omelete mais fofinha
Até mesmo o preparo de uma simples omelete pode ter seus segredinhos. Para que o prato fique mais saboroso, a dica é, inicialmente, bater as claras e as gemas separadas. Depois, junte tudo para bater mais um pouco. Assim, a omelete fica mais fofinha.
Como guardar alimentos na geladeira
Pouca gente sabe, mas guardar ovos na porta geladeira é um erro, já que é uma região em que a temperatura varia muito. O certo é guardar os ovos nas prateleiras, onde correm menos risco de estragar.
Já as cebolas nunca devem ser guardadas na geladeira. Além de murcharem, elas liberam gases que podem estragar outros alimentos. É importante saber ainda que nunca se deve armazenar alimentos na lata de alumínio depois de aberta. O indicado é guardar o que sobrou dentro de um pote com tampa, na geladeira.
A faca certa para cada alimento
Usar a mesma faca para cortar diferentes alimentos é pouco eficiente e nada higiênico. Para carnes, o ideal é apostar em facas maiores e largas. Para cortar os vegetais, o melhor é usar facas menores e fáceis de manusear.
No caso dos peixes, que possuem carne mais delicada, use facas mais longas e finas, que cortam com mais precisão.
Como evitar desperdícios na cozinha
Sobrou pão, mas ele ficou duro? Não jogue fora antes de apostar em um truque simples: molhe toda a superfície do alimento com o pouco de água fria e coloque no forno por 5 minutos. O pão ficará macio novamente.
Sabe o saco de salgadinhos que você abriu, mas não consumiu inteiro? Existe um jeito de manter o pacote fechado, só dobrando. Primeiro, dobre abertura do saco, depois, as duas pontas de cima e, então, dobre a parte de cima do lado contrário. Encaixe as pontinhas e pronto.
Para esquentar no micro-ondas a pizza que sobrou, siga o truque simples: coloque junto com o prato de pizza um copo com água. Assim o alimento não fica ressecado.
Dicas de cozinha para o dia a dia
- 34 coisas que você faz errado na cozinha
- Mesmo quem não cozinha vai ficar de queixo caído com essas “gambiarras”
- Truques de cozinha que vão REVOLUCIONAR a vida de quem mora sozinho