Single malt ou blended whisky? Confira as características de cada um e as diferenças

por | mar 23, 2021 | Receitas

De forma geral, o whisky escocês é uma bebida destilada produzida na Escócia a partir de água e cereais. Mas é possível classificá-lo em tipos diferentes a partir das matérias-primas e modo de produção, sendo o whisky single malt e o blended whisky os mais comercializados. 

No caso do single malt, o processo de destilação é feito em uma única destilaria. Já o blended whisky é uma mistura de whiskies destilados em duas ou mais destilarias. Porém, cada bebida é única e há ainda uma série de outras características que diferenciam esses dois tipos de destilado.

O que é um scotch whisky?

Os produtores de scotch whisky, que é o escocês, precisam seguir uma série de regras para manter o padrão e qualidade da bebida.

De acordo com a legislação escocesa, um scotch deve ser destilado com teor alcoólico em volume inferior a 94,8%, para manter o aroma e o sabor das matérias-primas utilizadas. 

Só pode ser maturado na Escócia, em barris de carvalho que não ultrapassem 700 litros e por um período de, no mínimo, três anos.

Por fim, apenas água e corante simples de caramelo podem ser adicionados à bebida produzida, que também deve ser engarrafada com teor alcoólico de, no mínimo, 40%.

Bebidas que não seguem os padrões citados acima não podem ser chamadas de “scotch whisky” (whisky escocês) nos termos da Scotch Whisky Regulations da Scotch Whisky Association, associação com os principais produtores de whisky do país.

As características de um Single Malt Scotch Whisky

O Single Malt Scotch Whisky é um tipo de whisky que tem ganhado cada vez mais adeptos. É produzido a partir de água e cevada maltada apenas, e a destilação é feita em alambiques de cobre em uma única destilaria. 

Outro whisky que também é feito em uma única destilaria é o Single Grain Scotch Whisky, mas nele se pode adicionar outros grãos, maltados ou não. Além disso, a destilação é feita por colunas contínuas.

É possível encontrar whiskies single malt no mercado, como o Singleton of Dufftown, Talisker, Cardhu ou Glenkinchie, por exemplo. Já os whiskies single grain são usados principalmente para a produção dos outros tipos de scotch: os whiskies blended.

Os tipos de Blended Scotch Whisky e suas características

A palavra “Blend” significa mistura. Um blended whisky nada mais é que uma mistura de whiskies produzidos em duas ou mais destilarias.

O Blended Scotch Whisky possui whiskies single malt e single grain, mas é possível também criar whiskies com bebidas que contenham apenas cevada maltada destiladas em alambiques ou com bebidas com cevada maltada e outros grãos destiladas em colunas contínuas.

O chamado Blended Malt Scotch Whisky é feito com dois ou mais Single Malt Scotch Whiskies, enquanto o Blended Grain Scotch Whisky é produzido com dois ou mais Single Grain Scotch Whiskies.

A conhecida marca Johnnie Walker produz blended whiskies. No geral, as bebidas são  blends que utilizam grãos maltados ou não, como o Johnnie Walker Red Label, o Black Label e o Blue Label. Mas há um Blended Malt Scotch Whisky também: o Johnnie Walker Green Label.

Para saber o tipo da bebida, basta ficar de olho no rótulo. Se você reparar bem na garrafa do Whisky Buchanan’s Deluxe, vai encontrar a informação Blended Scotch Whisky. Outra opção entre os mais vendidos é o Old Parr.

Qual é o melhor tipo de whisky escocês?

O sabor e o aroma de cada whisky é influenciado por cada processo de fabricação: as matérias-primas utilizadas, a utilização ou não de turfa, o tempo de fermentação, a forma como é feita a destilação, os barris utilizados, o tempo de maturação… Sendo assim, cada whisky é único.

Regra geral, podemos dizer que single malts são mais “temáticos” e “profundos”, enquanto blends são mais “equilibrados” e “diversos”. Isso porque a utilização de diferentes single malts e single grains confere a estes whiskies notas bem distintas.

Há quem acredite que quanto mais velho o whisky, melhor, porém essa é apenas uma informação contida no rótulo e não uma regra. Conforme a legislação escocesa, a idade é referente ao período de maturação da bebida mais jovem contida no whisky. 

Deve-se atentar para o objetivo do whisky. Whiskies turfados, por exemplo, são mais turfados quando jovens. Assim, se você procura um whisky bastante defumado, melhor não comprar os muito envelhecidos. 

Outra ideia que costuma ser passada é a de que o whisky só pode ser apreciado puro ou com algumas gotas de água, mas isso depende demais da pessoa e do momento de consumo. Há quem prefira assim, principalmente para degustar cada nota do destilado, mas é possível também aproveitar a bebida em drinks e coquetéis – para beber por prazer, a única regra é que se faça com moderação.