O Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, reforça a necessidade de estabelecer hábitos de vida saudáveis, além de ressaltar a importância de uma boa alimentação balanceada.
“Uma boa dica é o consumo de gorduras poli-insaturadas, como ômega 3 e 6, capazes de auxiliar na redução do risco de doenças cardíacas. Essas substâncias são encontradas, por exemplo, no creme vegetal, por ser produzido com óleos vegetais”, afirma Laís Aliberti, nutricionista da Unilever.
A seguir, separamos uma receita deliciosa, saudável e prática de ser feita para você saborear sem medo de comprometer a sua saúde.
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de maionese Hellmanns’s
2 colheres (sopa) de ervas frescas picadas (sálvia, tomilho, alecrim e dill)
4 filés médios de salmão
5 colheres (sopa) de castanha-de-caju triturada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a maionese e as ervas até ficar homogêneo.
Espalhe a pasta sobre o salmão. Polvilhe a castanha sobre a pasta, pressionando delicadamente. Reserve.
Em uma frigideira média, aqueça o azeite em fogo médio e doure o salmão aos poucos. Doure primeiro a base e vire com cuidado para dourar a superfície, sem deixar desmanchar a crosta.
Transfira o peixe com cuidado para uma travessa e sirva em seguida.
Receita cedida pela Unilever
Dica amiga do coração: O salmão é um peixe muito apreciado devido a sua carne rosada e muito saborosa. Em relação ao perfil nutricional, destaca-se por ter alto teor de Ômega-3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardiovascular.
Confira 4 dicas para uma alimentação “amiga do coração”:
1-) Dê preferência à ingestão de gorduras poli-insaturadas, como ômega 3 e 6, encontradas em óleos vegetais e seus derivados, como o creme vegetal e peixes
2-)Aposte nos alimentos ricos em fibras, como frutas com casca, cereais, aveia, cereais integrais
3-) Evite comer bolachas recheadas e alimentos cremosos, pois podem ser ricos em gorduras trans, fontes de colesterol ruim (LDL)
4-) Reduza o consumo de carnes vermelhas, substituindo por carnes brancas, como peixe ou frango, quando possível.