Acondicionar a salada no pote de conserva de vidro é uma ótima ideia para garantir uma refeição rápida, completa, saborosa e saudável. Principalmente, para quem precisa de incentivo para comer melhor no dia a dia e quer levar marmita para o trabalho. Porém, para prepará-la não basta apenas colocar diversos ingredientes aleatoriamente no vidro, é preciso seguir alguns cuidados. A chef de cozinha e nutricionista, Carina Müller ensina a melhor forma de prepará-las.
Dicas para preparar a salada no pote
A principal vantagem deste hábito é que o vidro pode ser esterilizado e utilizado novamente, sendo uma opção retornável e ecologicamente correta. Outra vantagem é que, na vertical, o vidro mantém o molho da salada na parte inferior e as folhas continuam crocantes. “E na hora de comer é muito prático, pois basta chacoalhar o vidro e temperar tudo por igual”, explica a nutricionista. A seguir, aprenda outros truques para fazer a sua:
1. O melhor jeito de prepará-la
Molho em baixo, grãos e legumes mais duros em seguida, na sequência frutas ou outros legumes e verduras mais sensíveis e por último, as folhas e ervas.
2. Cuidados fundamentais
Higienizar muito bem os vidros antes, lavando e passando água fervente. Lavar os legumes e verduras que serão consumidos crus com uma solução de hipoclorito de sódio e água, enxaguando e secando em seguida. Os grãos e leguminosas devem ser deixados de molho em água por pelo menos quatro horas antes de serem cozidos.
3. Que alimentos priorizar
Legumes, verduras, frutas, grãos (quinua, trigo, cevada, amaranto) e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico e etc).
Aprenda receitas de salada com queijo:
- Como preparar uma salada de cogumelo e parmesão
- Receita simples de salada de 4 queijos com erva doce
- Receita simples de salada de salsinha e parmesão: Descubra