Salada de Brócolis com Maçã

por | jun 30, 2016 | Receitas

Pode-se dizer que a Salada de Brócolis com Maçã é uma mistura da salada Waldorf com brócolis. É um pouco doce, por conta do toque de mel , e do doce da própria maçã.

Mas as cerejas quebram a acidez, e o bacon proporciona o equilíbrio para que o sabor fique muito bom. Esta é uma mistura de texturas e sabores diferentes, numa mescla versátil.

Fique à vontade para acrescentar ingredientes além dos que estão listados. Poderá criar uma salada verdadeiramente rica para o paladar.

Os demais ingredientes que poderíam combinar bem seriam o pimentão vermelho, aipo picado, ou lascas de cebola roxa. Há muitas muitas opções para esta receita, que poderá até se transformar num prato vegetariano, caso se descarte o bacon.

Ingredientes:

2 xícaras de brócolis
1 maçã cortada em cubos
1/3 de xícara de nozes tostadas e picadas
1/3 xícara de cerejas secas (poderá substituir por uvas passas)
3 fatias de batata frita
3 fatias de bacon frito, picado
½ xícara de maionese
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 colher de chá de mel
sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo:;

Coloque o brócolis em água fervente, e deixe cerca de 1 minuto, no máximo 2. Passe por água fria em seguida, e deixe que escorra bem.

Numa tigela de tamanho médio, misture o brócolis, as nozes, as cerejas, e bacon eas batatas fritas picados, e também os cubos de maçã.

Num recipiente pequeno, misture o vinagre, o mel e a maionese. Incorpore os ingredientes mexendo por alguns instantes. Tempere este molho com o sal e a pimenta. Se quiser que a quantidade de molho seja maior, acrescente de maneira proporcional um pouco mais de todos os ingredientes.

Adicione o molho à outra mistura, e mexa.

Poderá servir essa salada em temperatura ambiente, mas se levar à geladeira, e deixar cerca de 20 minutos, ficará ainda melhor.