Sabores exóticos

por | jun 30, 2016 | Receitas

Hoje me deu uma vontade louca de comer coisas novas, diferentes. Comecei a fuçar minhas receitas e acabei me apaixonando por uma Torta de kiwi com banana super fácil de fazer (já não agüentava mais aquelas tortas maravilhosas de morango. Elas são divinas, porém as outras frutas também merecem seu lugar ao sol!) Como ainda estamos curtindo o friozinho, para prato principal preparei um Penne All´arrabiata, esse prato também estava esquecido no meio da multidão de receitas, mas foi resgatado e muito apreciado.

Ih! No papo de hoje fiz tudo ao contrário, comecei pela sobremesa (estava louca de vontade de revelar a minha torta de kiwi com banana). E para entrada, a não menos saborosa, Salada exótica. Essa receita me foi dada por alguém muito querido e dá um verdadeiro show de bola. Uma mistura perfeita de pêra com queijo brie e um vinagrete de framboesa (que também fica delicioso em qualquer saladinha verde!)

Salada exótica

Ingredientes

03 pêras grandes

01 garrafa e meia de vinho branco seco

02 grãos de cardamomo

Fatias de queijo brie

Folhas de hortelã picadas em tirinhas finas (a julienne)

Para o vinagrete de framboesa

01 colher de sopa de geléia de framboesa

01 xícara de água

04 colheres de sopa de vinho do porto ou de suco de laranja

02 colheres de sopa de aceto balsâmico

02 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta a gosto

Preparo

Leve ao fogo o vinho e o cardamomo, deixe ferver para evaporar o álcool, junte as pêras descascadas e deixe cozinhar até ficar al dente. Deixe esfriar e corte as pêras em forma de leque, entremeie as fatias da fruta cuidadosamente com fatias de brie. Para o vinagrete, aqueça a água, junte a geléia e o vinho. Deixe ferver mais um pouco e retire do fogo. Deixe amornar e depois misture bem com todos os outros ingredientes. Arrume as pêras em leque no prato derrame um pouco do vinagrete sobre elas e decore com a hortelã.

Penne All´arrabiata

Ingredientes

04 colheres de sopa de azeite

03 colheres de sopa de cebola picadinha

03 dentes de alho amassados

50 g de toucinho defumado picado (opcional)

08 tomates maduros sem pele e sem sementes picados

01 lata de polpa de tomate

500 g de penne cozido al dente

Algumas folhas de manjericão fresco

Sal e pimenta do reino a gosto

Queijo parmesão ralado na hora

Preparo

Em uma panela, coloque o azeite, o bacon, a cebola, doure um pouco, junte o alho, deixe por mais uns minutos, acrescente a polpa de tomate e refogue mais um pouco. Junte o tomate picado, um pouco de água e deixe cozinhar em fogo brando por uns 15 minutos, tempere com sal e pimenta, espere o molho ficar mais espesso, depois junte o penne cozido e o manjericão.

Torta de kiwi e banana

Ingredientes

Para a massa

200 g de biscoito Maria

05 colheres de sopa de manteiga

Para o recheio

02 bananas grandes

02 kiwis grandes

Para a cobertura

05 colheres de chá de glicose líquida (para medir melhor a glicose utilize uma colher aquecida)

04 colheres de chá de rum branco

Preparo

Passe o biscoito no liquidificador até ficar com aspecto de areia, junte a manteiga aos poucos misturando bem até ficar como uma farofa molhada. Forre uma forma de fundo removível e reserve. Descasque as frutas, corte-as em rodelas e arrume sobre a massa. Coloque a glicose e o rum em uma panela pequena. Leve a fogo baixo e mexa até que fique com uma consistência fluida. Retire do fogo, deixe amornar e derrame sobre as frutas. Pode servir imediatamente, ou guardar na geladeira.