Logo Delicioso.com.br

Sabor da Amazônia

Ela tem um nome engraçado e um aspecto diferente, mas quem já provou a pupunha sabe que o seu sabor, semelhante ao do milho verde, desmitifica qualquer primeira má impressão. Cultivada principalmente na região amazônica, a fruta que há muito faz sucesso nos estados ao norte do país agora conquista o Sudeste – de olho nesta joia exótica.

O palmito produzido a partir do plantio de pupunheiras é a nova febre entre os chefs de cozinha dos mais refinados restaurantes do Brasil. Palmeiras de pupunha têm sido plantadas em quase todo estado de São Paulo. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso e Goiás também começam a mostrar interesse no cultivo da fruta.

Além da indústria alimentícia, a pupunha pode ser utilizada na formulação de cosméticos e de ração animal. Dá até para confeccionar móveis e instrumentos musicais a partir da madeira e das folhas da pupunheira. Descubra os encantos desta fruta e as suas mil e uma utilidades:

Saborosa e saudável

Integrada à dieta da população de estados como o Amazonas e o Pará, a pupunha dá frutos entre os meses de outubro e março, o período de chuvas na região. Ideal no café da manhã ou no lanche da tarde, a fruta deve ser cozida em água e sal antes do consumo. Rica em vitamina A, é fundamental para a visão e ajuda a combater moléculas nocivas que podem causar câncer e doenças ligadas ao envelhecimento. Estudo realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 2004, revelou que o palmito extraído da pupunheira é abundante em fibras, vitaminas e minerais como potássio, cálcio e fósforo.

Os restaurantes já se renderam a esta ótima opção para saladas ou refeições leves de baixo valor calórico e colesterol zero. Além de seus valores nutricionais, o palmito da pupunha é mais macio e saboroso do que o de açaí, aquele que estamos acostumados a encontrar nos supermercados, daí o seu sucesso com o público.

Em São Paulo, o restaurateur Petrit Spahija, responsável pela cozinha do Le Poème Bistrô, resolveu incluir em seu cardápio um crepe salgado servido com palmito de pupunha, queijo minas fresco e creme de espinafre. Também dá para fazer deliciosos carpaccios a partir deste palmito. Sorvetes, sucos e bolos estão entre as receitas que adoçam o paladar dos apreciadores mais exigentes da fruta.

Confira algumas receitas de doces que levam pupunha AQUI