Para fazer pizza caseira com as suas coberturas preferidas, aprenda a fazer a base para o prato. A receita foi retirada do livro “Pizza: uma história global”, da editora Senac São Paulo.
Leia também:
Massa de pizza crocante feita de bolacha de água e sal; aprenda receita
Receita de pizza leve e saborosa com peito de peru e cream cheese
Receita de pizza de muçarela de búfala com rúcula
Ingredientes
- 1 tablete de fermento seco ativo
- 1 xícara (chá) de água morna
- 1 pitada de açúcar
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Ative o fermento em água a cerca de 40˚C com uma pitada de açúcar. Depois de 10 minutos, a mistura começa a borbulhar e o volume do fermento se multiplica. Neste estágio, adicione a farinha de trigo e uma boa pitada de sal, trabalhando a massa lentamente até que fique firme.
Sove-a por 10 minutos sobre uma superfície de madeira enfarinhada, dobrando-a constantemente e comprimindo-a para baixo com a palma das mãos. Coloque a massa em um recipiente untado, coberto com um pano de prato, por uma hora para crescer.
Pré-aqueça o forno na temperatura mais alta (290˚C se possível). Se tiver uma pedra de pizza, aqueça-a no forno. Retire a massa da bacia e abra-a até deixá-la chata e só então adicione a cobertura de sua preferência.
Se estiver usando uma pá, transfira rapidamente a pizza da pá à pedra no forno quente, fazendo-a escorregar cuidadosamente. Coloque no forno dois cubos de gelo, que irão criar vapor e uma massa bem crescida.
Asse por cerca de 10 minutos ou até que a massa esteja dourada e a cobertura, borbulhando.