Receita de feijão caseiro

por | jun 30, 2016 | Receitas

Saber cozinhar feijão é uma das receitas básicas para os iniciantes da arte culinária. O feijão é o que mais combina com aquela famosa receita de arroz. O tempo de preparo é em torno de 50 minutos até uma hora e o rendimento é de 12 porções.

Faça também
Salada de feijão

Risoto com arroz integral

Receita de arroz doce dietético

Como fazer feijão carioca

Ingredientes

  • 500 gr de feijão carioca
  • ¾ de uma cebola grande
  • 3 dentes de alho (uma colher de sopa de alho em conserva)
  • 2 folhas de louro seco
  • 6 gomos de linguiça toscana ou 1 gomo de linguiça calabresa
  • 1 gomo de bacon 

Modo de preparo

Em uma superfície plana estenda um pano de prato ou um plástico e despeje o feijão, retire os que estiverem feios e com uma aparência estranha, coloque em um recipiente e lave-o duas vezes. Deixe de molho por 30 minutos. Corte a cebola e o alho bem em tamanhos pequenos. Corte o bacon em pedaços de sua preferência, essa é a grande dica para quem quer aprender a fazer feijão caseiro.

Se for usar a linguiça calabresa, retire a pele e corte em rodelas pequenas. Caso prefira a toscana deixe-a inteira.

Em uma panela normal, coloque azeite, e refogue o alho e a cebola. Coloque pra fritar a linguiça e o bacon, não tem problema ser tudo junto. Reserve o conteúdo.

Em uma panela de pressão coloque um litro e meio de água e despeje o feijão. Quando a panela começar a fazer barulho é porque pegou pressão, deixe cozinhando assim durante meia hora e desligue o fogo. Espere um pouco não abra de imediato. Pegue um grão de feijão e tente amassar. Se isso for feito facilmente significa que sua receita de feijão está pronta.

Coloque dentro da panela de pressão o alho a cebola, a linguiça o bacon e adicione as folhas de louro, deixe no fogo por 10 minutos. Adicione uma pitada de sal, mas tem que ser pouco mesmo porque o bacon e a linguiça já soltam sal na água.

A quantidade de feijão que irá render é bastante. A dica é congelar para a semana. Aprenda também a fazer aquele delicioso caldinho de feijão.