Dashi: como fazer caldo que apareceu no menu vitorioso da última edição do “MasterChef”?

por | set 13, 2022 | Receitas

Na última edição do reality culinário “MasterChef” (Band), a participante Lays foi vitoriosa com um menu complexo – e, após ser elogiada muitas vezes pelo chamado caldo dashi que incorporou em algumas preparações ao longo de sua participação, ela fez questão de levá-lo para a final, deixando muita gente com vontade de experimentar. Entenda o que é o caldo dashi e como fazer em casa.

Caldo dashi: o que é

Dashi é o nome do caldo que serve de base para vários pratos da culinária japonesa. Sua composição pode variar bastante, mas, basicamente, consiste em ingredientes secos que liberam seu sabor quando imersos na água. O caldo dashi mais comum é preparado à base de kombu (alga marinha) e katsuobushi (flocos desidratados do peixe katsuo, que no Brasil é conhecido como Bonito). A combinação dos ingredientes resulta no chamado umami, tipo de sabor peculiar.

https://www.instagram.com/p/CiNNiYaOIL_/?hl=pt-br

Como fazer caldo dashi

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 10 g de alga kombu;
  • 10 g de katsuobushi (raspas de Bonito curado e defumado).
Dashi, caldo japonês
kazoka30/Istock

Modo de preparo:
Em uma panela com a água ainda fria, coloque o kombu e deixe-o descansar por cerca de 30 minutos. Em seguida, ligue o fogo e aqueça a mistura em fogo baixo. Quando começar a borbulhar, retire o kombu e acrescente o katsuobushi.

Após levantar fervura, desligue o fogo e deixe o caldo descansar por mais alguns minutos, até que todas as lascas fiquem no fundo da panela. Coe cuidadosamente, sem espremer, e está pronto.

Culinária japonesa