Receita de choripán

por | jun 30, 2016 | Receitas

A receita de choripán vai mostrar como fazer um lanche rápido e suculento.

Este é um primo distante (ou próximo?) do cachorro-quente, e há controvérsias sobre seu país de origem. O fato é que nasceu na América Latina, sendo muito popular na Venezuela, por exemplo.

O choripán vem de “ pan”, a pronuncia de pão na Língua Espanhola -, com chorizo, como se diz chouriço nos países hispanos.

Picante, vai muito bem quando acompanhado do molho argentino chimichurri, creme de leite e cebola frita.

Ingredientes:

Salsichas, ou chouriço
Pimentas malaguetas em fatias finas, à gosto
Queijo Parmesão ralado bem fino
Molho chimichurri (receita abaixo)
Creme de leite
Pão para Hot Dog, ou mini baguete
Cebola

Modo de Preparo:

Coloque o chouriço para grelhar, ou se estiver a fazer com salsichas para cachorro quente, faça uma abertura que chegue quase a metade, por toda a salsicha. Leve-a ao forno com um fio de azeite, e deixe assando por cerca de 6, ou 8 minutos.

Embale o pão num pedaço de papel alumínio, e deixe alguns minutos no forno também, para que fique quente. O papel alumínio vai impedir que resseque.

Pique a quantidade de cebola que achar suficiente, e leve para fritar em azeite de oliva, até que fique transparente, e comece a ter uma coloração marrom. Acrescente as fatias de pimenta, e mexa. Coloque 3 ou 4 colheres de sopa de creme de leite, mexa, deixe no fogo por mais um minute, e reserve.

Passe um pouco do molho de creme nos dois lados do pão, coloque a salsicha, o restante do creme, 1 colher do molho chimichurri, e por cima, o queijo parmesão.

Molho chimichurri_

Ingredientes

1 xícara de salsa fresca
1/2 xícara de azeite
1/3 xícara de vinagre de vinho tinto
1/4 xícara de coentro fresco
2 dentes de alho descascados
1 colher de chá de pimenta vermelha seca
½ colher de chá de cominho em pó
½ colher de chá de sal

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes, ou num processador, ou no liquidificador. Deixe descansando por duas horas, num recipiente fechado, e está pronto.

Este molho é excelente para carne assada também. Experimente!