Receita de bem casado

por | jun 30, 2016 | Receitas

Oferecer bem-casado aos convidados é uma tradição conhecida no universo dos casamentos. De origem portuguesa, o doce representa a união do casal e simboliza uma vida de prosperidade aos novos pombinhos. Duas partes unidas por um recheio que se tornaram uma receita de sucesso.

Por falar em receita, que tal aprender como fazer bem-casado em casa? Com tempo total de preparado de 90 minutos, a receita de bem-casado rende cerca de 35 unidades.

Ingredientes

Para a massa

  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 10 colheres (sopa) de farinha de trigo

Para o recheio 

  • 1 lata de leite condensado 

Para a calda

  • 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

Massa: 

Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar por cerca de 10 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa. Junte o fermento em pó e desligue a batedeira. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo levemente com um batedor de arame até ficar homogênea . Coloque a massa em um saco de confeitar e pingue porções da massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixando espaço entre elas . Leve ao forno médio-alto (200° C), preaquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.

Recheio:

Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada de leite condensado e água suficiente para cobrir toda a lata. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Com auxílio de uma espátula, espalhe cerca de 1 colher (chá) do doce de leite sobre um disco de massa reservado e cubra com outro disco, formando um sanduíche . Reserve-os.

Calda:

Dissolva o açúcar em 4 colheres (sopa) de água morna e mexa até obter uma calda grossa. Apoie cada doce reservado em um garfo e, com o auxílio de uma colher, banhe-o com a calda. Deixe secar sobre uma grelha, em lugar arejado, até formar uma casquinha branca de açúcar.

Para embalar:

Antes de embalar, prepare o papel, cortando papel celofane e papel crepom em quadrados de 20 cm. Depois de secos, embrulhe os doces primeiro com celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fita.

Dica: 

  • A massa fofa e aerada deve ser levada ao forno o mais rápido possível. Evite demorar muito para assá-la, assim os discos de massa ficarão fofos e macios depois de assados.
  • Cuidado com o ajuste do tempo de forno. Em poucos minutos, os discos de massa ressecam demais e viram biscoitinhos. Em equipamentos mais potentes, o tempo de forno pode ser menor.
  • A calda fica mais fácil de ser manuseada se estiver morna. Você pode deixá-la aquecida em banho-maria para facilitar o banho dos bem-casados.

Para congelar:

Deve ser mantido em congelador por até 3 meses, desde que não tenha sido finalizado com a cobertura (calda de açúcar). Após descongelamento e finalização com a calda, deve ser consumido em até 3 dias.

*Receita cedida pela Cozinha Nestlé 

Que tal o sabor de bem-casado em tamanho família? Assista ao vídeo e aprenda a fazer bolo de bem-casado.