Logo Delicioso.com.br

Receita de arroz com bacalhau e brócolis

Várias famílias possuem receitas tradicionais, que passam de geração para geração. Foi pensando nisso que Eduardo Mina, filho de portugueses, resolveu lançar o livro “Receitas que alimentam a alma”. “A ideia do livro surgiu em volta da mesa, ao degustar o Arroz de Bacalhau, receita da tia Maria José Teixeira dos Santos, a ‘tia Zeza’, portuguesa, que vive no Brasil desde os 12 anos de idade. Tive o insight de que seria lamentável se aquele prato não pudesse ser provado pelas futuras gerações da família. Naquele momento decidi convidar parentes e amigos para apresentarem suas receitas e histórias, reunidos na cozinha, em meio a conversas, choros e risadas emocionantes”, conta.

Leia também:

Arroz dourado: conheça o novo grão que vem causando polêmica

Arroz e feijão, juntos, são importantes para quem quer emagrecer

Receita de arroz preto com tomate e manjericão

O livro, que reúne breves histórias dos autores de cada uma das iguarias que recheiam a obra, tem desde receitas fáceis de fazer até algumas mais complexas, passando pela típica comida de bar, doces e as mais tradicionais para o almoço ou jantar. A renda será doada à Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer Infantil (APFCC), núcleo de apoio no Hospital Infantil Darcy Vargas.

Aprenda a fazer o arroz que inspirou o autor, também chamado de ‘arroz malandrinho’, por ter bastante caldo.

Arroz de bacalhau com brócolis

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz
  • ½ kg de bacalhau
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 2 tomates
  • 1 folha de louro
  • ½ brócolis
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

1 – Fazer um estrugido (refogado) com azeite, cebola picada, alho picado e uma folha de louro.

2 – Depois de aloirar a cebola, junta-se o tomate picado sem pele. Deixar apurar, juntar o bacalhau em pedaços pequenos (a gosto) e cozinhá-lo por 15 minutos. Colocar a água em quantidade dobrada do que é utilizada para fazer um arroz comum. Tempera-se com sal e pimenta a gosto e junta-se o arroz. Deixar cozinhar em fogo baixo, por uns 15 minutos aproximadamente. Quando ainda estiver com bastante caldo, junta-se os ramos de brócolis ninja (escaldado) ou ervilha torta (escaldada).

3 – Deixar o arroz “malandrinho” (com bastante caldo). É importante não deixar o arroz secar. Apague o fogo quando ainda tiver um pouco de caldo na panela. Deve-se servir imediatamente.

Dica: O bacalhau pode ser substituído por polvo, camarão, entre outros. E o brócolis por cenouras ou outros legumes.