Qual molho mais combina com cada tipo de macarrão

por | jun 30, 2016 | Receitas

Além de pensar nos acompanhamentos e no vinho que vai servir quando o macarrão é o prato principal, você ainda precisa saber qual tipo de molho mais combina com as variedades de massas. A tarefa não é tão complicada e você não precisa ser chef para compreender, mas existem algumas regrinhas de como escolher o molho ideal para cada tipo de macarrão. Confira a seguir:

Leia também:
Receita de macarrão colorido para as crianças
Macarrão sem carboidrato, calorias ou glúten é alternativa “milagrosa” para dieta
10 razões para incluir o macarrão na dieta

Massas longas como o clássico espaguete ficam bem com molhos mais líquidos, à base de tomate, alho e azeite. Além disso, o macarrão desse tipo também combina com molho branco.

Massas curtas com furos, como penne, por exemplo, ou curvados, como o parafuso, combinam com molhos mais densos e rústicos. Isso porque os furinhos e espaços conseguem preservar e capturar melhor sabores de pedaços e temperos.

Macarrão recheado com ricota ou outros tipos de queijos ficam perfeitos com molho de funghi secchi ou de tomate tradicional.

Massas recheadas com carne combinam bem com molhos brancos, molho de tomate com manjericão ou até mesmo um molho rosé.

Massas secas, as industrializadas, absorvem bastante o tempero e ganham mais sabor com molhos de tomates, azeite, alho e ervas.

Massas frescas, feitas com ovos, precisam de atenção especial por serem mais delicadas. Elas ficam bastante saborosas quando combinadas com molhos leves à base de tomate, com legumes ou mesmo na manteiga.