Por que alguns ovos têm uma manchinha de sangue? Não, ele não está fecundado

Entenda do que se trata o pontinho vermelho que pode aparecer no alimento

Ovos têm manchinhas
Ovo cru (Crédito: Pexels/ Klaus Nielsen)

Imagine a situação: você vai até a cozinha, abre a geladeira e pega um par de ovos para preparar o café da manhã, acende o fogão e coloca uma panela com óleo em cima. Quando quebra o primeiro ovo, descobre que ele apresenta uma manchinha de sangue, como um pequeno coágulo. O que pode ser?

A mancha de sangue no ovo significa que ele foi fertilizado? Se eu comer o ovo posso prejudicar a saúde? Não! Essas teorias são apenas alguns dos muitos mitos que se espalham rapidamente na Internet, mas que não têm, de fato, fundamento. Entenda!

Caixa de ovos (Crédito: Pexels/ Klaus Nielsen)

Manchinha de sangue no ovo: o que pode ser?

Quando os ovos têm uma manchinha de sangue, isso pode causar uma má impressão. No entanto, há uma explicação. Isso acontece porque um dos vasos sanguíneos presentes na superfície da gema quando ela está se formando no oviduto na galinha se rompe.

Isso é algo natural e às vezes tão pequeno que passa despercebido pelos controles de qualidade das empresas produtoras. Ou seja, não é incomum perceber ovos com manchinha de sangue. E, por mais que cause estranheza, o sangue não impossibilita o consumo do ovo.

 

De acordo com a organização Egg Safety, um ovo com um ponto de sangue pode ser consumido, ou seja, não é prejudicial à saúde. Basta garantir, contudo, que o alimento esteja bem cozido.

Dicas sobre alimentos