A incapacidade parcial ou total de digerir a lactose – o açúcar do leite e seus derivados – é resultado da deficiência ou ausência da enzima lactase, produzida pelo intestino delgado para decompor e absorver o açúcar. As pessoas com essa deficiência precisam evitar alimentos com essa substância.
Há ainda pessoas intolerantes ao glúten, proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte. Os celíacos não podem ingerir alimentos com glúten porque a substância agride e danifica as vilosidades do intestino. Com criatividade é possível transformar alimentos que contém glúten e lactose em alternativas saborosas.
Aprenda uma deliciosa receita de petit gateau que está liberada para quem tem uma dessas duas doenças.
Leia também:
Doença celíaca não tem cura, mas pode ser controlada com alimentação
Colomba de goiabada sem lactose é opção para quem tem intolerância
Veja receitas para quem tem intolerância a glúten
Ingredientes
200g de chocolate 70% cacau (ou chocolate de soja*)
7 colheres (sopa) de óleo de coco
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de quinoa
Modo de preparo
Derreta o chocolate em banho-maria sem deixar ferver. Após o chocolate estar completamente derretido, junte o óleo de coco. Misture bem até ter uma mistura homogênea.
Na batedeira, bata bem os ovos. Depois acrescente o açúcar. Após os ingredientes estarem bem misturados, acrescente o chocolate derretido aos poucos e sempre batendo bastante para que os ovos não cozinhem. Por fim, acrescente a farinha de quinoa peneirada.
Unte as forminhas e as preencha com a massa. Asse em forno preaquecido a 250°C, por 4 a 5 minutos aproximadamente (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno; o petit gateau deve estar consistente por fora e mole por dentro).
*Receita cedida pela Organomix