Além de serem altamente calóricos, os ovos de Páscoa tradicionais contêm uma quantidade muito elevada de gordura e não oferecem quase nenhum benefício à saúde. Para uma alternativa mais saudável, carregada de ingredientes funcionais, a nutricionista Angelina Zapponi ensina uma receita de ovo de Páscoa do bem.
Leia também:
Mousse de chocolate que não engorda: musa fitness ensina receita funcional
Receita de ovo de Páscoa com recheio de brigadeiro 50% menos calórico
Ovos de Páscoa magros: opções proteicas, sem glúten, lactose e açúcar
Ele é feito com chocolate 70% cacau (rico em minerais que favorecem o coração e cérebro), farelo de aveia (que oferece uma boa porção de fibras ao organismo), cranberry (fruta vermelha carregada de antioxidantes que combate doenças e infeccões), castanhas-do-Pará (que contêm ácidos graxos ômega-3, a gordura boa que é amiga do coração), açúcar de coco (que tem baixo nível glicêmico, mais fibras e menos aditivos químicos do que o refinado) e mel (que favorece o bom funcionamento intestinal e contém antioxidantes). Veja como preparar este chocolate saudável e saboroso:
Ingredientes
- 1 e ½ xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de mel
- 150 g de açúcar de coco
- 150 g de farelo de aveia
- 50 g de cranberry picada
- 100 g de castanha-do-Pará triturada
- 150 g de chocolate 70% cacau ralado ou picado
Modo de preparo
Misture a água, o mel e o açúcar em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Em outro recipiente, misture o restante dos ingredientes, exceto o chocolate, e adicione aos poucos à calda. Deixe esfriar.
Derreta o chocolate em banho-maria e, em uma fôrma própria para ovo de Páscoa, faça uma camada de chocolate e leve à geladeira. Assim que esfriar, coloque o recheio dentro e retorne à geladeira. Finalize com outra camada de chocolate e deixe gelar.