Diferente do cardápio bem calórico e majoritariamente quente que tentamos copiar do Natal gelado do hemisfério Norte, a ceia de Réveillon brasileira costuma ser um pouco mais leve e adequada à estação mais acalorada do ano. Nesse sentido, pratos não tão pesados e carnes como as de peixe são sempre bem-vindas.
Para não arriscar desafiar a superstição, passe longe das carnes de frango, peru, faisão ou qualquer tipo de ave. De acordo com a crendice popular, como as aves ciscam para trás, você pode dar chance para retrocesso no ano que se inicia. Para entender melhor o que servir na festa de virada de ano, siga as sugestões abaixo:
Receitas de Réveillon
1. Salada de lentilhas
Lentilha é o símbolo máximo de fartura na ceias de final de ano. A tradição vem da Bíblia, com os irmãos Esaú e Jacó que, após terem comido o cozido, acumularam muita sorte. No Brasil e outros países da América Latina, acredita-se que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando. Ela pode servir de ingrediente para uma salada bem refrescante e temperada.
2. Frutos do mar e peixes
Muitas culturas acreditam que os peixes trazem boas vibrações. Para os japoneses, eles também são símbolo de fertilidade por conta de sua capacidade de produzir toneladas de ovos. Além deles, os suecos também comemoram a virada do ano com uma abundância de frutos do mar. A salada de caranguejo é uma maneira bastante sofisticado de incluir o tipo de alimento na ceia. Outra alternativa mais acessível é o salpicão de bacalhau.
3. Arroz com castanha
O grão é uma semente que simboliza riqueza, abundância e fertilidade. Em alguns países orientais, além do alimento ser sinal de muita sorte, é costume comer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano. Uma opção para deixar o prato do dia a dia mais saboroso é preparar uma receita com castanhas.
arroz-castanha-caju-0716-630×350.jpg
arroz-castanha-caju-0716-630×350.jpg
4. Carne de Porco
A tradição de comer carne suína na ceia de Réveillon está relacionada com prosperidade. Como o porco fuça para a frente, comer a carne é sinal de que tudo deve fluir adiante no novo que vem. Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza. Uma opção que sempre agrada paladares é o lombo recheado com farofa doce.
5. Frutas secas e in natura
A romã é símbolo de fartura e fertilidade nas decorações de final de ano. É uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância. Já o costume de comer uvas é herança dos espanhóis e sofreu algumas alterações na América Latina: além de aqui se consumir outras variedades de uvas por uma questão de estação, disponibilidade e preço, há quem coma as passas.
Curiosidades de Réveillon
- Superstições e simpatias para o Ano-Novo: como atingir objetivos
- 10 tradições mais estranhas do mundo para o Ano-Novo: descubra
- 7 coisas que dão azar no Ano-Novo: veja da roupa à comida