Logo Delicioso.com.br

O que é ecogastronomia?

A onda ecológica e sustentável ultrapassa a área ambiental e chega à cozinha. Preocupado com uma alimentação mais saudável, a gastronomia ganha uma pegada eco. Tendência que invade os restaurantes, a ecogastronomia defende o uso de ingredientes sem produtos químicos e agrotóxicos em seu cultivo.

Leia também:
Aprenda a fazer um molho de maracujá
9
 receitas deliciosas de salada
R
eceita de salpicão light

“A ecogastronomia já vem sendo praticada no presente. A alimentação natural pode se tornar autossustentável. Preparar esses alimentos orgânicos e artesanais, colhidos na sua horta ou comprados nos seus vizinhos e com um toque gastronômico, é tudo que um chef pode desejar”, avalia a chef Maria Olimpia Cardoso Fortes, do restaurante e pousada Fazenda do Mel, que há 28 anos se mudou para Visconde de Mauá com o objetivo de praticar a ecologia.

Ecogastronomia e saúde 

Faz tempo que a alimentação mais natural faz parte da rotina de quem se preocupa com a natureza e a saúde. “A alimentação está diretamente ligada à saúde. Nós somos o que comemos”, avalia Fortes. O equilíbrio do corpo pode começar pela boca e a escolha do que consumir faz parte deste processo. “Esta alimentação oferece ao corpo os ingredientes necessários para o equilíbrio: vitaminas, proteínas, sais minerais e cálcio são indispensáveis ao organismo. Preservam a nossa saúde e a do meio ambiente”, explica.

Como identificar 

Para o consumo ser consciente, é importante saber a origem do alimento e de que forma eles são produzidos. “Antes de adquirir um produto, leia a embalagem e dê preferência aos produtos orgânicos que saiba a procedência. Ou vá a restaurantes que se preocupam com a qualidade do alimento que está sendo oferecido”, orienta a chef

Os produtos orgânicos, apesar de um pouco mais caros, vêm ganhando a preferência dos consumidores. “São as mulheres que mais buscam e consomem alimentos orgânicos. Custou um pouco para desenvolvermos uma consciência ecológica, um jeito verde de pensar. Mas, aos poucos, isso está mudando. São pequenas mudanças nos hábitos, como trocar as lâmpadas comuns por eletrônicas, procurar sempre embalagens que possam ser recicladas e evitar o desperdício de água. Mesmo para quem mora em cidades grandes. Assim como nós mudamos nossas vidas, abandonando a cidade grande e vindo para a roça, outros também estão fazendo”, diz Maria Olimpia.

Economia verde 

Na Fazenda do Mel há cultivo de horta orgânica, criação de patos e galinhas, que vivem soltos em um terreno apropriado e também se alimentam com milho, folhas, sobras de comidas orgânicas. “Aproveitamos todo nosso lixo orgânico, sendo na alimentação dos animais ou transformando-o em adubo. Separamos e reciclamos todos os resíduos sólidos na fazenda. Temos um apiário onde coletamos um mel silvestre, puro e orgânico. O que não produzimos compramos nos produtores da região, movimentando a economia verde local. Assim, o nosso café da manhã é todo produzido na fazenda, leite, queijo, iogurte, bolos, pães, geleias feitas em casa, com frutas da fazenda.”

Serviço:
Fazenda do Mel
Estrada Visconde de Mauá-Rio Preto km 5, Visconde de Mauá, Rio de Janeiro
Telefones: (24) 3387 2348 e 3387 1308