https://www.instagram.com/p/BDEEzS0podq/?taken-by=belagil&hl=pt-br
A missão de Bela Gil é provar que comida de verdade não faz mal, se soubermos fazer boas escolhas. A chefe queridinha do momento também é nutricionista formada pela Hunter College, em Nova York e filha de Gilberto Gil. No seu perfil do Instagram ela ensina uma ótima alternativa para variar os preparos com batata: substituí-la por inhame.
Benefícios do inhame
O tubérculo é uma excelente fonte de grupo do complexo B de vitaminas. Ele fornece necessidades diárias adequadas de vitamina B6, vitamina B1, além de riboflavina, ácido fólico, antioxidantes e vitamina C. É um dos vegetais ricos em minerais como o cobre, cálcio, potássio, ferro, manganês e fósforo.
Carboidratos mais complexos provenientes dos tubérculos, como a batata doce, a mandioca e o inhame, têm índice glicêmico mais baixo e absorção de glicose mais lenta. São opções saudáveis e que garantem a sensação de saciedade por mais tempo porque têm liberação de insulina lenta, com poucas alterações glicêmicas.
Aprenda agora, como preparar um prato vegano supersaboroso de inhame assado e recheado:
Receita inhame assado com creme de tofu e mastruço
Ingredientes
- 6 inhames
- 200g de tofu
- Suco de 1 limão
- 3 a 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 pitadas de sal
- 1/2 dente de alho
- 1 colheres de sopa de mastruço picado (opcional)
Modo de preparo
Faça um corte vertical no inhame, coloque numa assadeira e leve ao forno por 50 minutos. Enquanto isso, bata os outros ingredientes do creme de tofu no processador ou liquidificador. Quando o inhame sair do forno abra ele ao meio e recheie com o creme.
Entenda: Inhame contra dengue funciona?