Hoje é o Dia Internacional da Mulher e eu estou fazendo uma campanha para esticar esse dia e tirar a semana inteirinha para nós! Em primeiro lugar, vamos botar nosso amados companheiros para esquentar a barriga no fogão (nem precisa esfriar no tanque, já que hoje em dia a máquina de lavar resolve essa parte). Como primeiro jantar dessa semana de pernas para o ar, eu sugiro Risoto de salmão com caviar, afinal queremos (e merecemos) tudo do bom e do melhor. Para abrir o apetite, dei a receita (nessa semana nem eu entrei na cozinha, só dei ordens e dicas. Estou adorando essa idéia!) de uma Salada de morango com queijo, exótica e saborosa, tudo a ver com a nossa semaninha. E para fechar com chave de ouro, que tal uma Torta de baba de moça e chantilly? Little pieces of heaven! Como estamos repassando as tarefas, nada mais justo que também dar as dicas das falcatruas. A baba de moça pode-se comprar pronta (e ninguém vai ficar chateado com esses pequenos deslizes). Para os mais desesperados, também existe a massa da torta para vender (procure pão de ló, que também dá certo). E, em último caso, fale para ele comprar uma torta pronta.
Salada de morango com queijo
Ingredientes
01 dente grande de alho
02 colheres de sopa de manjericão picado
02 colheres de sopa de vinagre
½ colher de chá de açúcar
01 colher de chá de água
160 g de alfaces mistas
¼ de xícara de queijo minas picado
sal a gosto
Preparo
Em uma tigela média, misture o morango, o manjericão, o vinagre e o açúcar. Cubra e deixe na geladeira por cerca de uma hora. Escorra em uma peneira, reserve o morango e guarde o suco. Misture bem a água, o sal e o azeite com o suco do morango. Arrume a alface no prato, cubra com o morango e regue com o molho. Polvilhe com o queijo e sirva.
Risoto de salmão com caviar
Ingredientes
04 colheres de sopa de manteiga
01 cebola picada
01 xícara de arroz cru
½ xícara de vinho branco seco
02 xícaras de caldo de carne
200 g de filé de salmão picado
¼ de xícara de creme de leite fresco
½ xícara de queijo parmesão ralado
04 colheres de chá de caviar preto
Preparo
Em uma panela média, derreta metade da manteiga em fogo alto. Junte a cebola e deixe dourar. Adicione o arroz e frite um pouco, mexendo bem. Acrescente o vinho e continue mexendo até evaporar. Abaixe o fogo e vá juntando o caldo de carne aos poucos, até o arroz ficar cozido. Junte um pouco mais de caldo para que o arroz fique úmido. Em outra panela frite o salmão com o restante da manteiga e, antes de o salmão estar cozido, junte-o ao arroz e misture delicadamente. Tampe a panela e mantenha em fogo baixo por alguns minutos. Acrescente o creme de leite e o queijo ralado, mexa bem e sirva a seguir.
Torta de baba de moça e chantilly
Ingredientes
Para a massa
04 ovos
02 gemas
½ xícara de açúcar
¾ de xícara de farinha de trigo
¼ de xícara de maisena
Para a baba de moça
1 ½ xícaras de açúcar
½ xícara de água
06 gemas
01 xícara de leite de coco
01 pedaço de canela em pau
04 cravos da índia
Para o chantilly
500ml de creme de leite fresco
01 colher de sopa de suco de limão
02 colheres de sopa de açúcar
Preparo
Bata por 5 minutos na batedeira as 6 gemas com ¼ de xícara de açúcar. Em outra tigela, bata as claras em neve, acrescentando ¼ de xícara de açúcar aos poucos. Junte as claras às gemas, mexendo com cuidado. Peneire a farinha e a maisena por cima. Misture devagar. Forre uma assadeira com papel manteiga e unte o papel. Espalhe a massa na assadeira e asse por 10 a 12 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Coloque uma folha de papel manteiga sobre um pano úmido e polvilhe um pouco de açúcar. Desenforme o bolo sobre o papel, corte em três partes iguais. Deixe esfriar.
Faça a baba de moça: em uma panela média, dissolva o açúcar, em fogo alto, mexendo por um minuto. Deixe por 5 minutos no fogo até obter uma calda grossa. Espere amornar. Em uma tigela média, bata um pouco as gemas com o leite de coco. Passe-as por uma peneira apoiada na panela com a calda morna e misture. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, sem deixar ferver, até o doce engrossar um pouco. Retire do fogo, junte o cravo e a canela e deixe esfriar bem.
Bata muito bem todos os ingredientes do chantilly até formar picos. Monte a torta: arrume no prato uma camada de massa e cubra-a com a baba de moça. Coloque sobre ela outra camada de massa e cubra-a com o chantilly. Termine com a última camada de massa e decore a torta com o resto de chantilly e baba de moça. Deixe na geladeira para servir gelada.