Melhor panela para cozinhar: conheça todos os tipos

por | jun 30, 2016 | Receitas

Escolher a panela correta é essencial na hora de cozinhar, algumas retêm mais o calor, outras não são ideais para fritura, outros tipos ressaltam o sabor dos alimentos cozidos. Portanto, para a receita sair perfeita não basta apenas o manual é preciso apostar em materiais de cozinha de qualidade.

Panela de alumínio

As panelas de alumínio são ideais para dourar carne e frango, mas não é recomendável o preparo de comidas ácidas, como o molho de tomate por exemplo. Na hora de lavar a panela não utilize a esponja de aço, ela pode soltar o alumínio e alterar o gosto do alimento. Um truque simples é após o uso deixar um pouco com água fervendo, isso fará com o que estiver preso solte. É o tipo de panela mais barato encontrado à venda.

Panela de ferro

A panela de fero é ideal quando precisa-se de muito calor para preparar a comida. É o caso dos alimentos refogados. Como ela conserva sua alta temperatura consequentemente gera uma economia de gás. Para evitar que a panela enferruje, após lavar seque e guarde, essa medida simples pode garantir um período de vida maior à panela.

Panela de barro

A panela de barro não é tão utilizada, ela foi substituída pela de ferro, ambas mantêm o calor dos alimentos e servem para cozimentos demorados. A diferença é que a panela de barro precisa ser higienizada constantemente e com um extremo cuidado, mesmo quando não foi usada, isso impede que bactérias se formem e contaminem a comida.

Panela de inox

A panela de inox é o material mais usado na cozinha, possui uma excelente distribuição de calor, ideal para quase todos os tipos de pratos. Quando for fazer comidas que necessitam óleo quente, fique atento, pois a panela pode esquentar demais e a comida passar do ponto. Para mantê-la limpa e brilhante, utilize uma esponja macia e caso alguma comida fique grudada, deixe no fogo com um pouco de detergente e água quente.

Panela antiaderente – Teflon

Essa panela é revestida com um material chamado politetrafluoretileno e é ideal para cozinhar alimentos que não precisam de óleo. É importante ressaltar que objetos de metal, bem como garfos e facas, não devem ser usados nesses tipos de panela antiaderente, além de estragar sua cobertura removem o efeito e a panela estraga. Para conservar o teflon em bom estado, utilize objetos de plástico ou de teflon e na hora de limpar, prefira uma esponjinha macia.

Panela de vidro temperado

A panela de vidro é super higiênica não acumula resíduos, ideal para frituras, pois como é transparente é possível ver se as partes estão sendo fritas por igual. Cuidado com a sua temperatura, ela não distribui o calor e tem muito mais chance dos alimentos grudarem ou passarem do ponto.

Panela de cobre

A panela de cobre já não é mais utilizada nas cozinhas, porque quando é exposta a altas temperaturas libera substâncias que podem interferir nos alimentos, além de serem altamente prejudiciais à saúde. Caso saiba que algum alimento foi feito nesse tipo panela, evite.

Panela esmaltada

São as conhecidas como panelas coloridas, mas as camadas esmaltadas usadas para fazerem esse efeito na panela não prejudicam a saúde. Ela não deve ser utilizada para frituras e seus cozimentos devem ser básicos, receitas de arroz, saem excelentes nesse tipo de panela.

Panela de pedra-sabão

A panela de pedra-sabão é a mais resistente e de todas é a que mais contém benefícios, distribui o calor por igual e é ideal para a maioria dos pratos, ainda por cima ressalta o sabor da comida. Porém, sua superfície é porosa e a limpeza deve ser extremamente bem-feita. A dica é depois de lavar seque a panela e guarde.

Como é importante ter mais de um tipo de panela, não se perca, mantenha sua cozinha organizada.