Jantar vegetariano

por | jun 30, 2016 | Receitas

Tá bom, já estava devendo há algum tempo um jantar vegetariano. Desculpe, mas como euzinha sou dada a gostar de quase qualquer tipo de carne, não me lembro de fazer jantares assim. Mas esse saiu no capricho e meus cobaias adoraram! Como entrada, fiz Tomate recheado com ricota. Essa receita é daquelas superfáceis e saborosas. Na verdade, tive que fazer com muito mais do que três tomates (cada cobaia comeu dois, e olha que era só a entrada). Como prato principal queria fazer uma massa diferente, com mais cara de vegetariana (não me lembrei de comprar carne de soja, então fugi da carne me entregando de corpo e alma aos vegetais) e preparei, então, um Linguini com legumes e hortelã, que foi de bater palmas! E como sobremesa (essa foi fácil), ataquei de Mousse de cassis com calda de chocolate. Estava com desejo de comer alguma coisa com cassis e essa mousse foi um sucesso!

Tomate recheado com ricota

Ingredientes

03 tomates médios

03 colheres de sopa de ricota fresca

01 colher de sopa de iogurte natural

01 colher de sobremesa de salsinha picada

01 colher de sobremesa de cebolinha picada

01 colher de sobremesa de azeite

sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Corte cerca de 1cm da parte superior dos tomates. Retire as sementes e tempere com sal e azeite. Amasse a ricota com o iogurte, junte a salsinha, a cebolinha e recheie os tomates.

Linguini com legumes e hortelã

Ingredientes

01 ½ xícara de ervilhas frescas

01 ½ xícara de buquezinhos de couve-flor

01 abobrinha média cortada em cubinhos

250 g de macarrão tipo linguini

½ xícara de manteiga

¼ de xícara de hortelã picada

01 colher de sopa de mostarda em grãos

sal a gosto

Preparo

Em uma panela grande, ferva 2,5 litros de água com sal, em fogo alto. Acrescente a ervilha a couve-flor, a abobrinha, o macarrão e cozinhe, sem tampar, por cerca de 10 minutos, até a massa ficar al dente. Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo médio, junte a hortelã e tempere com sal. Escorra o macarrão com os legumes e transfira para uma travessa. Misture com a hortelã, a mostarda e sirva.

Mousse de cassis com calda de chocolate

Ingredientes

03 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

03 claras

01 pacote de gelatina sem sabor

02 colheres de sopa de água fria para hidratar a gelatina

01 lata de creme de cassis

100 g de chocolate meio amargo picado

250 ml de leite

01 colher de sopa de açúcar

Preparo

Bata o açúcar de confeiteiro com as claras até obter um merengue firme. Hidrate a gelatina com a água fria e derreta em banho-maria. Jogue a gelatina quente sobre o merengue e continue batendo até formar picos firmes. Misture com o creme de cassis, em movimentos suaves, usando um garfo. Quando o creme começar a engrossar, coloque em uma forma untada com óleo e molhada com água. Leve à geladeira até que fique firme e desenforme. Para a calda, leve ao fogo o chocolate, o leite e o açúcar, mexendo até derreter o chocolate. Deixe esfriar completamente e regue a mousse com ela.