Jantar apaixonante

por | jun 30, 2016 | Receitas

Definitivamente, poucas coisas são tão boas do que agarrar “nossos queridos vítimas” pelo estômago. E, dessa vez, decidi colaborar no teste de qualidade, para saber se a história vai render além do jantar. E esse é um verdadeiro ultimato! Tem carisma, charme, textura, romance, sabor…uma delícia apaixonante.

Essa semana sugiro um jantar romântico, daqueles com direito a meia luz, um bom fundo musical. Nada muito agressivo, mas cheio de segundas intenções. Os pratos são um pouco mais trabalhosos, mas podem acreditar, vão dar ibope. Independente do gato valer a pena ou não, esse jantar vai ser maravilhoso! Delicie-se, faça uma folia gastronômica com o pretexto de conquistar, mas faça para você, pela “divina gula”. (Um dos melhores pecados).

A entrada, Salada de frutos do mar, já dá um verdadeiro show de bola. Não há quem resista a essa salada que tem tudo a ver com o nosso clima tropical. Só tome o cuidado para ver se ele não é alérgico a frutos do mar! Não é bem numa cama de hospital que queremos que acabe esse jantar… Como prato principal estou apostando tudo no Pato à caçadora (lembre-se, você é a caçadora!). Demora, mas é muuuuito bom! A sobremesa é para derreter qualquer um. Só de imaginar aquele Muffin de chocolate que quando você dá a primeira garfada ele se derrama no prato, hummm, enche a boca d’água. É uma sobremesa pra lá de sensual.

Agora, se depois desse jantar; “nada”, parte para outra, ou melhor, para outro. Por que desse mato não sai coelho!

Salada de frutos do mar

Ingredientes

01 cebola cortada em gomos

01 ramo de salsinha e cebolinha sem picar

01 cenoura cortada em quatro

Sal e pimenta do reino branca a gosto

750 grs. de camarão médio (limpo)

600 grs. de lulas, cortadas em rodelas (de mais ou menos 0,5 cm)

350 grs. de marisco

250 grs. de vôngole

250 grs. de polvo

01 cebola inteira espetada com cravos (para cozinhar o polvo)

Molho

Ingredientes

Suco de 02 limões

¾ de xícara de azeite

01 colher de sopa de salsa picada

01 colher de sopa de erva-doce

Sal e pimenta do reino branca moída na hora (de preferência) a gosto

01 limão siciliano cortado em rodelas para decorar

Preparo

Coloque água em uma panela grande, (2/3 da panela), a cebola em gomos, a salsinha, cebolinha, a cenoura e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver. Junte os camarões e afervente-os por 5 minutos. Retire com uma escumadeira e reserve. Coloque as lulas na água e cozinhe por 5 a 7 minutos, retire e junte aos camarões. Em seguida , cozinhe os vôngoles por 7 minutos e faça a mesma coisa com os mariscos. Junte-os com os camarões. Em outra panela, uma de pressão, coloque água, a cebola espetada com cravo e o polvo. Cozinhe por 20 minutos. Corte em pedaços e junte aos outros frutos do mar, já no prato que vai servir. À parte, misture todos os ingredientes do molho e derrame sobre a salada. Decore com as rodelas de limão siciliano.

Pato à caçadora

Ingredientes

01 pato novo

06 metades de pêssegos em calda

½ caixinha de uvas passas

01 copo de vinho tinto

Um pedacinho de gengibre (25grs), descascado e cortado em lascas

Sal e pimenta do reino

Uma pitada de fermento em pó (opcional, o pato fica mais macio se você colocar no tempero uma pitada de fermento ou de bicarbonato)

Preparo

Coloque numa tigela, por meia hora, o vinho, os pêssegos, as passas e o gengibre. Tempere o pato com sal, pimenta e o fermento em pó, fure-o com um garfo, nas coxas e no peito (para escorrer a gordura) e cozinhe-o por uma hora. Em seguida retire o pato da panela e coloque o vinho com as frutas por cima. Cozinhe por 5 minutos. Corte fatias bonitas do pato e monte os pratos. Regue com o molho e decore com as frutas.

Muffin cremoso

Ingredientes

250 grs. de chocolate meio amargo picado

1 ¼ xícara de manteiga (250grs)

05 gemas

05 ovos

¾ de xícara de açúcar (135grs)

¾ de xícara de farinha de trigo (90grs)

Sorvete de creme para acompanhar

Um pouco de licor de cassis para decorar

Preparo

Pre-aqueça o forno a 180oC (fogo médio). Unte com manteiga doze forminhas de 7 cm de diâmetro e reserve.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria, reserve. Numa tigela grande, misture bem as gemas, os ovos e o açúcar. Junte o chocolate derretido e a farinha aos poucos, mexendo sempre. Distribua a massa nas forminhas. Leve ao forno por 15 minutos (o centro do bolinho deverá ficar cremoso). Tire do forno, desenforme e arrume os pratos com o muffin, uma bola de sorvete e decore com o licor.