Ideias geniais para transformar sobras que estão na geladeira em receitas incríveis

por | jun 30, 2016 | Receitas

Tem vários potinhos na sua geladeira ou no armário da cozinha guardando as sobras das refeições anteriores? Ao invés de preparar uma comida usando novos ingredientes e aumentar a coleção, uma ótima opção é aproveitar o que está sobrando para preparar receitas práticas e econômicas, que evitam o desperdício. Na galeria, damos sugestões supergostosas para aproveitar os alimentos e inovar no próximo almoço ou no jantar.

Leia também

Brownie de Oreo: receita incrivelmente fácil e cremosa com a bolacha

Aprenda a preparar um purê de batatas cremosíssimo e delicie-se

Receita de batata smile caseira, macia e mais saudável

Receitas com sobras de alimentos

Sobra de arroz – Arroz de forno cremoso é rápido e muito gostoso! Em um refratário, faça uma camada do arroz cozido e, por cima, despeje um pouco de uma mistura feita com 2 gemas, 1 creme de leite, sal, pimenta do reino e cebolinha picada.Coloque tiras de presunto e queijo por cima e repita as camadas até acabar o arroz. Finalize polvilhando o queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar.

Bolacha de água e sal – Se os pacotinhos se acumulam no armário, é possível transformá-los em uma massa de pizza crocante. Para isso, bata as bolachas de um pacote no liquidificador. Em paralelo, em uma tigela, junte 15 g de fermento para pão com 1 colher de açúcar. Depois, misture 30 g de manteiga, 1 colher de sal e 250 ml de água morna. Depois, basta juntar as bolachas à mistura e deixar a massa crescer por 20 minutos. Leve ao forno para pré-assar, tire, coloque o recheio desejado e volte ao forno.

Pão de forma – Use o pão que está quase vencendo para preparar uma lasanha diferente. Você vai precisar tirar as cascas das fatias e, em seguida, afiná-las com um rolo. Distribua em uma forma ‘untada’ com um pouco de molho de tomate. Dilua 1 copo de requeijão com 1 copo de leite morno e passe por cima dos pães. Distribua fatias de presunto e queijo e repita as camadas até acabarem os ingredientes. A última deve ser de queijo.

Carne moída – Se sobrou carne moída de um dia para o outro e você quer inovar preparando uma nova receita, uma ótima pedida é o escondidinho. É simples de fazer e uma delícia. Basta preparar um purê de batatas e forrar uma travessa. Coloque a carne moída por cima e, em seguida, cubra com o restante do purê. Finalize com queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Está pronto!

Sobra de feijão – Você pode fazer um delicioso tutu mineiro. Para isso, frite 200 g de bacon ou linguiça calabresa até dourar e, em seguida, adicione lentamente o feijão batido. Mexa bem e, depois, adicione ½ xícara de farinha de mandioca. Basta acrescentar temperos verdes, como salsa e coentro, e finalizar com 2 ovos cozidos.

Bananas – Se as bananas estão prestes a estragar, use-as para fazer um bolo fofinho e nutritivo. Bata no liquidificador 6 bananas com 2 ovos e 1/2 xícara de óleo. Continue batendo e adicione 1 xícara de farinha de aveia, 1 xícara de açúcar mascavo e 1/2 xícara de castanhas. Por último, adicione 1 colher de fermento em pó e algumas uvas passas. Coloque em uma forma untada e leve para assar em forno médio.